Depois de uma longa novela, Marcelo Del Greco, diretor de conteúdo da Nova Sampa, liberou a capa do novo volume de Ikkitousen, o que causou um burburinho tremendo pelo Facebook ao longo dessa segunda.
As reclamações, dentre outras, atentam à reformulação da capa, que fugiu do padrão ao ser comparada com os 6 volumes iniciais; o aumento do preço; e a polêmica divisão por “temporada”, como já visto em Hitman.
Respondendo abertamente aos leitores na rede social, Marcelo deu seu parecer sobre o caso nas declarações que você confere abaixo.
Mudança da capa
Infelizmente, usar o mesmo layout da capa original (com o dragão na contra-capa) não funcionou. Apesar de já termos mangás nos Brasil há quase 15 anos (!!), os jornaleiros ainda colocam o que seria a contra-capa de uma revista normal exposta na banca. Por conta disso, a visibilidade das capas de Ikkitousen não foi boa e isso influenciou negativamente em suas vendas. Daí a necessidade de mudar o estilo da capa – inclua aí também que as capas serão espelhadas de agora em diante.
Trabalhar com produtos licenciados tem muitas limitações. Por exemplo, você não pode usar qualquer imagem e qualquer layout que tudo bem. Você tem de usar o material que a editora japonesa tem disponível e seguir os pedidos deles. No caso dos volumes originais de 7 a 12 de Ikkitousen, a editora japonesa disponha de pouquíssimo material e em baixa qualidade. E só tinha a imagem escaneada da capa deles e mais nada. Então, de cara não daria mais para usar o dragão inteiro nas contra-capas porque seria um trabalho insano de reconstrução da imagem e ainda correríamos o risco de não ser aprovado por eles.
CAPA NACIONAL
Divisão por temporada
Como tivemos o problema de visibilidade e os problemas das imagens somados à demora para a renovação de contrato, decidimos junto com a editora japonesa e dar um reset nas capas.
Com a necessidade de criar um novo visual para as capas e também por conta da demora da volta ao título, foi acordado com a editadora japonesa que seria melhor dividir a série em temporadas (ou arcos), dessa forma justificaria a mudança de layout e daria um novo recomeço à série.
Novo preço
Sendo bem franco, o aumento ocorreu por algumas razões: as vendas ficaram abaixo, tivemos aumento no papel, tinta, gráfica e, claro, nos direitos também. Então, para manter o título e não cancelá-lo foi optado em mudar a capa, dividir a série em temporadas de até 6 volumes e, por fim, aumentar o preço. Não são decisões fáceis, mas necessárias. E eu, particularmente, prefiro continuar Ikkitousen no Brasil do que ter de pará-lo por qualquer motivo que seja. A Sampa sempre vai buscar maneiras de dar sobrevida a todos os seus títulos em respeito a vocês. ^^v
Nova classificação etária
Achei 18 anos muito exagerada e mudamos para 16.
Ainda sem confirmação exata, o sétimo volume de Ikkitousen, ou primeiro da segunda temporada, provavelmente chegará às bancas neste mês de outubro, sendo o tal terceiro título prometido pela editora.
Eu realmente queria que eles pelo menos deixassem a numeração de volume e capítulo normal! Somente isso já seria grande coisa. É complicando essas questão de manter título.
Ainda bem que não compro esse manga, tá ridículo e é agora que não compro mesmo.
Essa questão de ficar falando “vendeu abaixo” toda hr….concordo que eh melhor avisar sobre isso do que cancelar um titulo do nada como a vaca da panini, mas acho q se melhorassem a qualidade grafica o pessoal iria se esforçar mais pra comprar…
cara, eu curto muito ikkitousen, se o aumento de preço é para o título não ser cancelado está de boa, não me importo com as mudanças, quem conhece ikkitousen não terá problema com a segunda temporada, o problema é para os colecionadores perfeccionistas que vão ter um troço com a alternada na logo do mangá e o reset da numeração
como eu não sou perfeccionista ta de boa, continuarei comprando o título conforme o planejado :smile:
Negada é extremista demais. “Agora é que eu não compro mesmo”. “Editora de lixo”. Se já não compram, não precisa ficar criticando a torto e a direito. Apagar um mero dragão não vai influenciar em nada na qualidade da história. Afinal, é o conteúdo que conta, não é a capa. Quem compra, apesar de tudo, vai continuar comprando, mesmo com o aumento de preço e a capa “bugada”.
Quando gostamos de algo, devemos dar apoio e fazer de tudo pra ter acesso àquilo. No momento, por exemplo, pagaria 40 reais tranquilamente por cada volume de Koe no Katachi, desde que pudesse adquirí-lo. E podiam colocar apenas o título e um fundo branco na capa que eu não ligaria.
Enfim, não é querendo defender nem criticar a editora. Apenas é chato ver gente reclamando de um produto que não vai consumir. Ignorem o fato. Não sejam hipócritas. Deixem pra se irritar quando fizerem o mesmo com o Naruto de vocês.
Com relação a mudança da capa: Realmente, em varias bancas de jornais, eu já vi os volumes colocados “ao contrário”. Mas… Será mesmo que, para os fãs, isto realmente vai influenciar na compra. Acho que são poucos que vão as bancas e ficam olhando para as capas para decidir se vai comprar ou não. Com certeza, a decisão foi feita pra economizar nas capas e não por “estratégia” como ele alegou.
O imporante é que comecei a fazer um curso de japonês e espero que em 3 anos* (sonhando :tongue:) possa comprar os mangas originais.
:wassat: Mangá não é seriado americano ou anime pra ficar dividido por temporadas, arcos existem mas mexer na numeração soa como um suposto aviso de “pode ser cancelado a qualquer momento” (como observamos com algumas series de animes adaptados de mangas).
É legal quando colecionamos e a possibilidade da coleção padronizada e bacanuda na estante… Mexer com o leyout da capa ,dessa maneira com justificativas: “da qualidade baixa disponibilizada pela editora japonesa” ou “o dragão inteiro (… ) seria um trabalho insano de reconstrução da imagem” soa mais com desculpas ingênuas da editora. Soa TBM como caso da perna de pau do Wolverine na saga da Saga da Fenix Negra “capa O-FI-CI-AL brasileira da SALVAT”, a editora n justificou, disse que ia ficar assim mesmo e aumentou o preço.
O PREÇO (ai ai ai ^^V)! Aumentar o preço sem melhorar a qualidade, para mim enquanto consumidor, nunca é interessante (todos deveriam pensar assim).
Apesar dos pesares (grandes pesares) os fãs de mangas devem compreender e procurar se informar sempre da situação dos mangas que acompanham, temos internet/fóruns/sites/etc. Deixar de birra e aceitar que HIATOS não soam como um insulto para os apreciadores de mangás. E as editoras perderem medo de falar isso p os seus consumidores, BERSERK, Evangelium e HxH são provas que pode demorar mas sai.
Com a historia que possui Marcelo Del Greco junto a cultura pop japonesa no Brasil sabemos que o MITO é capaz de mais do que isso. Espero bons ventos para a editora Nova Sampa seus títulos são bons (sempre), só o papel e o capricho que me fazem repensar (sempre)!
Mas Old Boy tá F%$#@ p C@&@§&% e Kouta Hirano é muito loko.
A perna de pirata do Wolverine não é só na capa brasileira não…
Lá fora também foi assim. Pelo menos na coleção graphic novel.
Nas edições encadernadas que sairam fora desta coleção saíram com a perna redesenhada de forma decente.
Calma galera, editoração é difícil. Os direitos para publicação sofrem inflação, as gráficas e tudo mais! Quem trabalha recebe um aumento salarial na faixa de 5% todo ano, automaticamente isso é repassado aos produtos:
a empresa que fabrica a tinta aumenta o preço da mesma;
a empresa que fabrica o papel aumenta o preço do mesmo;
a gráfica além de comprar tinta e papel mais caros ainda aumentam o preço do serviço;
a distribuidora aumenta o valor para distribuir;
assim automaticamente a editora tem que repassar os custos para ter lucros!
Não esqueçam que ninguém trabalha de graça, e que editoras não são Fansubs.
Se os “fãs” comprassem todos os volumes não tinham o porque reclamar.
aumentar o preço pra não cancelar até aceito,mas zerar o número atrapalha o acompanhamento,ainda mais se alguém for tentar caçar as coleções completas nos Comix ou Mercados Livres da vida quando o tempo for passando.
E sei que vou parecer repetitivo mas:CADÊ GURREN LAGANN??
Muito bom, pra não cancelar de vez fazer concessões. Esta editora tá cortando um dobrado, Ikkitousen vendeu mal, Vagabond precisa melhorar se quiserem Slam Dunk na área…Vamos continuar investindo, que não digam ser nossa a culpa.
Po que amadorismo isso, cara tem hora que não entendo o Del Greco o cara consegue negociar coisas difíceis pra caramba como Slam Dunk e com Ikkitousen ele faz uma cagada dessa e ainda muda capa no meio da parada. Po pelo jeito aqueles erros amadores dentro da JBC realmente eram culpa dele, visto que não rolam mais por lá.
Vou continuar comprando pq realmente gosto da serie, mas espero que pelo menos eles arranjem umas folhas a mais pra botar os desenhos coloridos que estavam saindo na contra capa, aquilo estava sofrível. Agora aumentar preço por conta de venda e ainda vir com essa qualidade que lembram os mangas que custavam 3,90 lá nos começo de 2001 é sacanagem, pelo menos da uma melhorada nas folhas.
Com relação a divisão de temporada eu levo de boa, pois nessa parte o destaque é dado a outras personagens.
Na minha opinião, a Sampa é disparada a PIOR editora de mangás do país. Extremamente mal administrada. Del Greco parece não evoluir pra melhor, repetindo uma série de erros grotescos: atrasos e mais atrasos, falta de periodicidade, qualidade gráfica ruim, traduções malucas e o pior de tudo, a mais grave de todas, Vagabond sendo publicado a partir da edição 15. Quem em sã consciência faria isso!
A livraria Cultura tá vendendo as edições de Vagabond por 29,90 ou 30 reais, algo assim, sinal que as vendas vão de mal a pior. Vagabond não sai há alguns meses, tá tudo parado – até agora não tivemos o volume 1, ainda – e sinto em dizer mas acho que Slam Dunk não vai dar as caras por aqui. Enquanto a editora não melhorar sua qualidade gráfica, tradução, etc. Vai fracassar e fracassar. Os atrasos são até compreensíveis, afinal de contas a editora busca publicar seus títulos com o mínimo de risco, ou seja, se tiver baixas vendas ela não renova o contrato. Sinto em dizer mas acho que Hitman vai desaparecer logo, logo. E dessa leva de novos títulos da Nova Sampa, nenhum empolgou. Não comprarei nenhum, não faz muito meu estilo espero que esse “novo” lançamento pra Outubro seja algo legal.
Nossa que decepção, agora estou em dúvida se continuo a comprar o mangá depois disso. Eu até aceitaria a mudança da capa para espelhada, mas reiniciar a numeração do mangá e colocar segunda temporada é simplesmente ridículo.:angry:
Em relação ao aumento do preço do mangá, acho válido quando ele é feito devido a vendas baixas para mantê-lo. Porém, quero deixar um ressalva sobre esse assunto em relação a todas editoras, atualmente o mercado de mangás no Brasil nunca esteve tão em alta com vários títulos sendo lançados, e com isso a editoras estão tentando aproveitar ao máximo essa oportunidade e lucrar muito, ou seja, acho extremamente plausível que elas estão tentando extorquir seus leitores ao máximo enquanto o mercado está em alta.
Aqui em Goiás é praticamente impossível achar algum título da Nova Sampa, nem mesmo em Goiânia eu consegui. Pelo jeito vou ter que comprar pela internet.
:smile: Apesar de me incomodar a troca de capa pois um dos motivos de eu comprar ikkitousen era a bela arte de capa, achei que foi uma decisão bem madura deles, o que me incomodaria seria as capas não combinarem mas como dividiram por temporadas ficou uma justificativa bem plausível então eu apoio a Nova Sampa e não acho que eles estão tentando extorquir os leitores pois o conteúdo do mangá é de qualidade etc, enfim achei uma decisão moderada , tava ansiosa por ikkitousen.