Na semana passada, o canal do YouTube Tokusatsu TV deixou de fazer a atualização semanal de suas séries, parando no episódio 35 do Policial de Aço Jiban. Essa pausa tem um motivo maior: a Sato Company, responsável pela distribuição das séries no Brasil, está negociando todos os títulos para exibição na TV e em serviços de streaming.
Segundo nota da própria equipe do Tokusatsu TV, o conteúdo que já está no ar de forma gratuita pelo YouTube vai permanecer assim, mas as atualizações precisaram ser seguradas para não prejudicar as negociações. Para suprir a falta dos episódios, conteúdos adicionais como vídeos de curiosidades, pesquisas e entrevistas vão manter o canal alimentado.
O Tokusatsu TV surgiu em fevereiro de 2017, trazendo semanalmente episódios das séries licenciadas pela Sato Company: Jaspion, Jiraiya, Changeman, Flashman, Jiban e National Kid. Posteriormente sofreu uma pausa em junho de 2017, regressando em dezembro do mesmo ano – mas sem National Kid, apenas com os “clássicos da Manchete”.
Em maio de 2015, noticiamos com exclusividade que a Sato Company estava negociando as séries com a Netflix. Porém, as duas partes não entraram em um acordo financeiro, e o negócio nunca se concretizou. Os tokusatsu chegaram a ser exibidos no curto período de atividade da plataforma de streaming Wow!Play, da própria Sato, e também em sessões especiais de cinema em 2015.
No momento, não há qualquer confirmação de qual emissora ou serviço de streaming estaria interessado em exibir Jaspion e cia em sua grade. Teremos que aguardar o desenrolar das negociações e posição final da Sato. A empresa promete informar ao público assim que houver novidades mais concretas.
SBT-todos sabem o que a Abravanel disse dos rangers,fora de questão .
Band-a alguns anos a direção não gosta de animes,não se sabe se isso se estende a tokusatsus,mas no geral desenhos de ação e Power Rangers tem sido mu tratados lá e ficando restritos a madrugadas.
Rede TV-com o baixo desempenho de Pokemon seria difícil arriscarem nisso.
Rede Brasil-é a mais provável para aceitar passar,o que é uma terrivel ironia considerando suas exibições “suspeitas” dessas mesmas séries.
TV paga- os canais infantis não costumam exibir séries antigas,uma possibilidade remota seria o Multishow o que poderia significar alguma censura (redublariam Jiban por causa de coisas como “poder prender qualquer criminoso sem mandato “e “é permitida a execuçao”).
Lembrando que a rede Brasil exibe essas séries “às escondidas” de domingo a domingo na programação deles “sem ninguem perceber” rs
E estavam rolando também exibições dos tokusatsus diariamente às 9h, ao menos, para a TV Marajoara, afiliada dela no Pará (embora a exibição parecia ser da Rede Brasil; e coincidentemente foi substituído por Saint Seiya e Dragon Ball Z justamente nesta semana).
Supondo que a emissora em questão seja a Rede Brasil (e eu torço pra que seja!), provavelmente a Sato Company, ao descobrir que suas séries estavam sendo exibidas de forma clandestina pela RBTV, resolveu conversar amigavelmente com o canal (se for isso, até que demorou, já que a RBTV vinha exibindo os tokusatsus “dela” desde, pelo menos, 2013, com uma pausa em 2017), na tentativa de legalizar a exibição (e se for isso, ainda bem que as coisas estão bem encaminhadas).
Muito provavelmente é a Rede Brasil.
E não deveríamos ver isso com surpresa, já que é interessante para as duas partes que essa questão seja resolvida da melhor forma possível.
E, se eu não me engano, não é a primeira vez que isso acontece.
Isso tem cheiro de Rede Brasil, vamos aguardar.
kra me desculpe mas vc é um daqueles cheios de mimimi… se não passa reclama se passa tbm reclama… RedeBrasil é um canal em que o diretor de programação é mto fã de séries japonesas, e mesmo sem ter mtos lucros, sempre está adicionando séries antigas (americanas e asiaticas) e tbm doramas, quem mais faz isso???
Outra, estamos em outros tempos, infelizmente não temos espaço para tal na tv aberta por questão cultural, financeira e censuras..
Portanto, se quer assistir séries fica no mundo na internet aí assim como faço com o meu!! no qual não tenho medo de falar!!!
Não estou atacando exibições legais na Rede Brasil(como um certo blog de humor sem graça),mas é impossível não achar irônico,quase como se o xerife de Nothingam pedisse ajuda para Robin Hood !
Aqui em sp a ztv ,TB conhecida como tv8, está exibindo as séries Kamen Rider Jyraya, TB exibe os animes Fly e chegou a passar até Shurato….sera q eh de forma ilegal????
espro que tbm venham series novas(nao tenho nostalgia pelas antigas, e gostaria de conhecer os novos tokusatsus que andam fazendo sucesso por la recentemente) e claro, espero que de muito certo pra vir cada vez mais conteúdo japonês para ca.
Definivamente,Jiraya é da Sato,ninguém no Brasil tem mais direitos de exibir Dragon Quest-Fly e Shurato,e conseguir os direitos de algum Kamen Rider é difícil,a Toei se recusou a liberar KR Black para Sato.
Eu sei pasa todo dia aqui eu assisto
O streaming deve ser Netflix que devem estar retomando negociações, mas pode ser CR também.
O problema de uma possível exibição ainda que legal dessa vez por parte da Rede Brasil (se for a TV aberta em questão) e) é que nem daria para encarar isso como uma grande novidade, visto que eles já faziam exibições não oficiais de séries assim desde muito tempo, terem sinal restrito e uma audiência pouco significativa para chamar a atenção do povão em geral, mesmo se for um sucesso para os padrões deles.
Uma rede como o SBT ou até a Record exibindo isso, já teria mais chance de repercutir nacionalmente e até quem sabe abrir caminho para uma ou outra novidade, visto que tokusatsu em si já não tem lá muitas hoje que fujam do padrão Ultraman, Kamen Rider e Super Sentai.
Concordo, a mesma coisa acontece com animes, as emissoras tem medo de arriscar em novidades por medo de não conseguirem ter audiência.