A revista digital Bunshun publicou na última quarta-feira (27/03) que o Departamento de Tributação Regional de Tóquio iniciou uma procura no escritório do estúdio Ufotable no dia 12 deste mês, com suspeita de que o estúdio estaria sonegando imposto.
Um funcionário da Ufotable reportou que, às 10 da manhã, os investigadores foram ao café da empresa em Kouenji e Tokushima e logo depois foram ao estúdio que fica em Tóquio.
Um agente explicou a situação e 300 milhões de ienes eram a renda de apenas venda de produtos e que mais ou menos metade de 15 milhões de ienes da renda eram mantidos em segredos e impostos adicionais estavam atrasados. O presidente e fundador da Ufotable, Hikaru Kondo, foi acusado de receber, diretamente, parte da renda das vendas de merchandising.
A Bunshun entrou em contato com o Departamento de Tributação para ter mais informações, porém um representante do departamento disse que não poderia comentar sobre o assunto. A revista alega que, de acordo com evolvidos na operação, Kondo admitiu as suspeitas dos investigadores, mas ao tentar entrar em contato diretamente com Kondo, não conseguiram resposta.
Ufotable é um estúdio de animação fundado nos anos 2000 por Hikaru Kondo e é conhecido por animações famosas como Fate/Zero (Ei Aoki, 2011) e Katsugeki: Touken Ranbun (Toshiyuki Shirai, 2017). Atualmente está fazendo a animação de Demon Slayer: Kimestu no Yaiba, que está com estreia programada para a próxima temporada. Além de trabalhar com animação, o estúdio também produz e vende merchandising com personagens de animes que já trabalhou e administra cafés que vendem seus produtos.
[Via Bunshun online]
Estúdio anarcocapitalista?
Eita!!! Agora ferrou.
Lá eles tem retorno legal dos impostos nas coisas publicas, pra que isso meu jovem? kkkkk
Influência do ocidente.
Não, talvez só não quer dar dinheiro diretamente pro governo, mas em países de 1º mundo como Japão sonegar imposto é mais sério que aqui no Brasil.
Rapaz imagina você ganha 100 mil reais, paga suas despesas empresariais mas uma parte tem que dar pro governo, ninguém gosta XD, trabalho em escritório de contabilidade e muitos clientes ficam P da vida com impostos que são roubo sim, porque a maior parte não volta pro nosso país e sim pros bolsos dos políticos.
Sonegar imposto no Japão é mais sério que aqui no Brasil, espero que não atrapalhe na produção de Demon Slayer.