A partir do próximo domingo, dia 3 de maio, a Band exibirá as séries do bloco Mundo Animado em seu formato de tela original. A informação vem da distribuidora Sato Company, divulgada através dos canais do Tokudoc.
Desde o dia 22 de março, quando Changeman, Jiraiya e Jaspion passaram a ser transmitidos pela emissora, foi adotado um “zoom” na imagem das séries, para que todas preenchessem o padrão das TVs modernas. Por terem sido produzidas nos anos 1980, ambas possuem o formato original quase quadrado de 4:3. Em entrevista recente ao Nerdebate, Nelson Sato, CEO da Sato Company, já havia alegado que esse era um padrão da Band, e sua insistência para manter o 4:3 foi negada.
Fãs dos seriados antigos reclamavam constantemente do zoom da emissora pelas redes sociais, por conta dos cortes no material. A medida da Band tornou-se contraditória quando o canal passou a reprisar partidas de futebol no formato 4:3 recentemente
Quem assiste aos seriados tokusatsu atualmente na TV sabe muito bem que essas séries são antigas e qual o seu formato de exibição. Mesmo tardio, um ponto positivo para os fãs na transmissão da Band.
Fonte: Tokudoc
Sobre Jaspion
Produzida em 1985 pela Toei Company, a série O Fantástico Jaspion foi o 4º segmento da franquia conhecida como Metal Hero, inaugurada com a trilogia dos policiais do espaço Gavan (1982), Sharivan (1983) e Shaider (1984). Narra a saga do órfão Jaspion, que recebe a missão de lutar contra o império do temido Satan Goss. Ao lado da androide Anri e da monstrinha Miya, Jaspion chega à Terra para procurar as crianças que possuem o poder de encontrar o Pássaro Dourado, um ser mítico que teria a chave para a vitória contra o mal.
Em 22 de fevereiro de 1988 a série estrearia na programação da extinta Rede Manchete, iniciando ao lado de Changeman um verdadeiro “boom” de heróis japoneses na TV brasileira. Ícone de uma geração, virou referência do tokusatsu por aqui, sendo sem dúvidas o maior sucesso comercial do gênero no país.
Atualmente, é possível assistir a todos os episódios pelas plataformas de streaming PlayPlus e Amazon Prime Video.
Um mangá brasileiro oficial será publicado pela Editora JBC este semestre.
Saiba tudo sobre a série em nossa matéria especial.
Sobre Changeman
Esquadrão Relâmpago Changeman (Dengeki Sentai Changeman) é a nona série da franquia Super Sentai, produzida em 1985 pela Toei Company. Quando o Império Gozma, liderado pelo comandante Giluke em nome de Bazoo, ameaça a Terra, uma lendária energia chamada de “força terrestre” se manifesta. Há tempos em um treinamento militar, os jovens Tsurugi, Hayate, Ozora, Sayaka e Mai são banhados por essa energia, transformando-se em Changeman para lutar pela paz do planeta.
Por intermédio da Everest Video, Changeman chegou ao Brasil inicialmente em VHS, juntamente com Jaspion, em meados de 1987. No dia 22 de fevereiro de 1988, o quinteto colorido estreava no programa Clube da Criança, da Rede Manchete, tornando-se um fenômeno ao lado do herói metálico, abrindo portas para dezenas de séries tokusatsu em nossa TV. Vendeu vários produtos licenciados e chegou até a virar história em quadrinhos oficial desenhada no Brasil.
Nos anos 1990, Changeman foi reprisado nas emissoras Record e CNT/Gazeta. Em 2009, a Focus Filmes lançou a série completa em duas boxes de DVD – que trouxe alguns problemas, como episódios aleatórios com imagem capturada do canal japonês Toei Channel.
Todos os episódios estão disponíveis pelo Amazon Prime Video.
Saiba tudo sobre a série em nossa matéria especial.
Sobre Jiraiya
Um dos maiores sinônimos dos heróis japoneses em nosso país, Jiraiya, O Incrível Ninja foi a sétima série Metal Hero. Produzida pela Toei Company em 1988, conta as aventuras do jovem Toha Yamashi, aprendiz da arte ninja de Togakure, ensinada por seu pai adotivo Tetsuzan, que representa a 34ª geração do clã. A Família Yamashi é a legítima defensora da inscrição que revela o paradeiro de Pako, uma miraculosa cápsula do espaço originada de uma civilização mais avançada que a Terra. Porém, os Yamashi detém da primeira metade da inscrição. A outra metade foi roubada por Dokusai, chefe da Família de Feiticeiros. Começa assim a disputa por Pako, mas ninjas de vários países também entram nesta guerra pelo tal tesouro.
Entrando no embalo do sucesso de séries tokusatsu como Jaspion, Changeman e Flashman, a distribuidora Top Tape trouxe Jiraiya para o Brasil. A estreia aconteceu no dia 2 de outubro de 1989, junto com Lion Man, no programa Cometa Alegria, da extinta Rede Manchete. Ganhou uma última reprise pela mesma emissora em dezembro de 1998, dando adeus à TV brasileira no final de outubro de 1999 quando a Manchete se encontrava em transição para a RedeTV!. Na ocasião, Jiraiya estava licenciado pela Tikara Filmes.
A série se tornou um cult entre os fãs de tokusatsu. Os atores Takumi Tsutsui (Toha/Jiraiya) e Takumi Hashimoto (Manabu) já estiveram no Brasil para participar de eventos de cultura pop, passando recentemente pelas edições paulista e carioca do Anime Friends.
A série foi lançada em DVD pela Focus Filmes no ano de 2009.
Todos os episódios estão disponíveis pelo Amazon Prime Video.
O curioso é que se por um lado as coisas estão indo até bem agora para os tokusatsus, os animes que os antecedem vem sendo MASSACRADOS com tudo que emporcalhava a exibição deles. Esse fds agora vi um episódio de Beyblade Burst Evolution onde uma disputa inteira de um personagem parecia ter sido cortada para emendar mais episódios em um curto espaço de tempo, sem falar que há um programa independete (Momento Vox) entre o fim de Super Onze e B-Daman Crossfire, que com certeza interfere na audiência e colabora para que o próprio Changeman pegue uma audiência baixa que só aumenta depois com Jiraiya.
Notei a mesma coisa assistindo o último episódio de Super Onze nesse Domingo. A abertura estava completa, mas a ending foi cortada também… É uma pena.
Agora sim audiência vai bombar
Devia passa todos os dias 1 episódio por dia
Reportagem excelente, muito bem feito… Parabéns.. 👏👏👏👏
Ah, eles nunca exibiram a ending completa, sempre cortavam na mesma parte
Finalmente. Pelo menos a Band está ouvindo o público. Isso quer dizer que também estão vendo o povo clamar por kamen Rider, Jiban e as demais séries toku clássicas dos 80/90.👍
Eles deviam aproveitar que ainda tem algum contato com a Televix e colocar RYUKENDO para fazer a ponte para Changeman, já que é uma atração do mesmo estilo, menos datada, e que também despertaria algum grau de nostalgia para agregar ao bloco de tokusatsus. Além daquele anime do B-Daman ser chato, foi o que mais reprisou da emissora entre os três que estão lá e nem mesmo está servindo para promover brinquedos ou produtos para o seu público alvo, sem falar que deve entregar a audiência para Changeman derrubada junto com aquele informecial aleatório. Poderiam muito bem jogar ele para o horário de Beyblade Burst que mal ia fazer falta, quem já o quis vê-lo na íntegra com certeza deve ter assistido na Netflix.
Tomara!
#BandKids com Beyblade Burst Evolution,Super Onze e B-Daman Crossfire as 8 horas da manha
#ChangemanNaBand
#JiraiyaNaBand
#JaspionNaBand
para botar 4 episodios em uma 1 hora eles resolveram cortar beyblade e super onze em 15 minutos de duração nao gostei disso nao.