Previsto inicialmente para chegar aos cinemas brasileiros este ano, o novo filme do icônico Lupin III teve seu destino alterado por conta da pandemia do novo coronavírus. Com as salas de cinema fechadas, as distribuidoras precisaram replanejar os seus lançamentos, o que não foi diferente para a Sato Company, responsável pelo longa japonês por aqui.
Em contato com a distribuidora, foi confirmado que o filme Lupin III – O Primeiro terá sua estreia direto para os serviços de streaming. A produção conta com versão dublada em português realizada na Centauro (que manteve alguns nomes de dublagens anteriores da série, como O Castelo de Cagliostro) e também a original legendada e, a princípio, estará disponível para aluguel digital nas principais plataformas. O lançamento deve ocorrer ainda este mês e traremos mais informações assim que uma data for formalizada.
Se ainda não viu, confira o trailer dublado abaixo:
Com direção de Takashi Yamazaki, o mesmo de Dragon Quest: Your Story (disponível na Netflix), este é o primeiro longa em computação gráfica (3DCG) da série de Lupin. A trama apresenta uma nova personagem chamada Leticia, que acompanha Lupin na missão de roubar o “Diário de Bresson’ – algo que nem os antepassados do maior ladrão do mundo conseguiriam. O filme estreou no Japão no dia 6 de dezembro do ano passado e foi anunciado por aqui na mesma época, durante palestra da Sato Company na CCXP 2019.
Fonte: Sato Company
Criado em 1967 pelo artista Monkey Punch, Lupin III nasceu como história em quadrinhos na revista japonesa Weekly Manga Action, chegando ao fim em 1969, rendendo 14 volumes. Na história, Lupin é o maior ladrão do mundo, sendo neto do lendário Arsène Lupin. Anunciando seus crimes com um singelo cartão de visitas, ele é acompanhado pelo exímio pistoleiro Jigen, o espadachim Goemon e a astuta e sedutora Fujiko.
Depois de alguns projetos cancelados, ganhou a primeira série animada em 1971, com 23 episódios animados pelo estúdio TMS Entertainment. Em 1977, uma nova série iria mais longe, alcançando a marca de 155 episódios.
O personagem tornou-se um marco na indústria do animê, trazendo temáticas adultas em um cenário que era dominado por robôs gigantes para crianças na TV.
Entre várias sequências e filmes, chegou a ser tocado pelas mãos de Hayao Miyazaki, antes do renomado diretor brilhar com seu Studio Ghibli. Isso aconteceu em O Castelo de Cagliostro (1979), ponto importante na carreira do cineasta e também na de Lupin.
No Brasil, o animê original chegou a ser exibido dublado pelo extinto canal Locomotion, sob o título de Cliffhanger. No fim dos anos 1980, o filme O Ouro da Babilônia (1985) foi lançado em VHS pela WR Films. Os filmes O Castelo de Cagliostro e O Segredo de Mamo (1978) foram lançados em DVD pela Focus Filmes, distribuídos posteriormente em plataformas on demand. É possível encontrar também em plataformas de aluguel digital o longa Lupin III vs Detetive Conan: O Filme (2013), que uniu o ladrão com a série Detective Conan. Por fim, a temporada mais recente, Lupin III: Part 5 (2018), foi exibida com legendas em português pela Crunchyroll.
Opa, que notícia boa! E ainda esse mês???? Sato Company tá acertando demais com isso, tô ansioso :)
Não creio que seja uma notícia boa. A Sato fez um investimento pensando no lucro que viria com o cinema, lembrando que a dublagem para cinema sai mais caro. Ela só tá fazendo isso porque já estava programado para sair e sabe que mais cedo ou mais tarde o povo iria ver legendado e pirateado mesmo.
Puts, verdade, vão perder um bom lucro com o cinema :( Mas tomara que o filme faça algum sucesso dentro das plataformas de streaming