Hoje (8), Tatsuya Matsuki, roteirista do mangá Act-Age, foi preso sob suspeita de crime análogo a “importunação sexual” de menor. O crime, nas leis japonesas, chama-se “obscenidade forçada” (tradução livre) e está presente no artigo 176 do Código Penal do Japão.
Dependendo da idade das vítimas, o crime até poderia até ser enquadrado como “estupro de vulnerável” pelas leis brasileiras (elas possivelmente têm menos de quatorze anos). Contudo, essa tipificação penal da lei japonesa também vale para importunação sexual de maiores, ou seja, não é um crime específico para menores de idade.
Segundo o relato policial dado à NHK, o mangaká teria se aproximado de uma garota do “Ensino Fundamental II” (chuugaku) e tocado nela “de forma inapropriada”, fugindo de bicicleta após o acontecimento. A garota foi à polícia e o relato foi analisado por meio de câmeras.
Além de corroborar a denúncia, as câmeras ainda teriam mostrado um suspeito parecido com Matsuki cometendo ato similar com outra garota da mesma faixa etária. Ainda de acordo com o jornal, o acusado teria admitido ser ele quando abordado pelos investigadores na delegacia.
O mangá é publicado na Shonen Jump, com ilustrações de Shiro Usazaki, desde janeiro de 2018. A equipe editorial da Jump já se pronunciou oficialmente sobre o caso:
“O departamento editorial está levando a sério a denúncia relacionadas a Tatsuya Matsuki, autor de Act-Age, mangá seriado na Shonen Jump. Após confirmação dos eventos, tomaremos medidas cabíveis. Pedidos desculpas por qualquer transtorno ou apreensão de nossos leitores.
08 de agosto de 2020. Departamento Editorial da Shonen Jump.”
Essa não é a primeira vez que um mangaká da Jump é acusado de crime envolvendo menores de idade. Em 2017, o autor de Samurai X (Rurouni Kenshin) foi preso e condenado por posse de pornografia infantil. Em 2002, o autor de Toriko (ele ainda não publicava essa obra na época) foi preso e condenado por favorecimento da prostituição infantil. Ambos voltaram a trabalhar na editora após os eventos.
Atualização 10/08:
O mangá foi oficialmente cancelado pela Shonen Jump. Saiba mais aqui.
É mermão agora já era mesmo fud#eo Bahia, porr# mano por que tu foi fazer uma merda dessas será não passou na cabeça que isso ia dar merda carralh#, é realmente uma pena pra obra AH MANO QUE PORR# VEIO.😔🍦
Eu pensei que fosse alguém de meia idade e o cara só tem 29 anos.
A pior parte é essa: “Ambos voltaram a trabalhar na editora após os eventos.”, a impunidade com casos sexuais no Japão é bem alta infelizmente.
Não exatamente, acabou sair a noticia que esse manga foi cancelado infelizmente.
E sinceramente, eu não pagar de moralista, até porque existe o twitter onde um bando faz isso adoidado, mas eu vejo com uma certa raiva os animes que tem menores de idade bem “sexualizado” e tbm certos do tipo MOE que são de demografia seinen, porque isso meio que reflete certos gosto de certos autores, o que acaba me afastando deste conteúdo !
Fiquei com pena da ilustradora que nada tem a ver com sabosta ai!
E aproveitando que citaram o me$#@ do Watsuki, o arco de Hokkaido como está indo? ou se já foi cancelado? não tó lembrado, as vendas estão boas mesmo depois da mer%$# que ocorreu?
29 anos para levar paulada na cara!
Penso o mesmo, se o anime não é infantil como Re: zero, Sirius, Schwarzesmarken, mas têm personagens MOE ou com cara de menor de idade mas de corpo de maior de idade, me dá uma raiva também, porque no fundo é pra agradar esses p@dófil@s seja o autor e/ou consumidores porque a maioria das vezes a culpa é dos consumidores.
Infelizmente nada, mesmo se o mangá fosse bom e tivesse nada de p@dofilia, o autor tem que sofrer com as consequências da maldade dele (doença é o k7, só se for doença da alma podre isso) porque ele TENTOU tocar mais nas crianças/adolescentes, devia ficar na cadeia por muitos anos ou ficarf 7 palmos embaixo do chão se me entende.