A Shonen Jump anunciou hoje (17) a suspensão por tempo indeterminado das vendas e distribuição do mangá Act-Age, cujo roteirista, Tatsuya Matsuki, foi preso sob suspeita de importunação sexual de duas adolescentes. A decisão vale tanto para as edições impressas quanto digitais – incluindo a plataforma MangaPLUS, com a página da obra já indisponível.
Também ficam canceladas impressões dos volumes 13 em diante, do calendário 2021 programado para setembro e basicamente de todas as mercadorias anunciadas, exceto os brindes programados para as Jump 21/22, 33/34 , Jump Giga de primavera 2020 e na loja Jump Character. Leitores podem cancelar o recebimento desses brindes.
Na semana passada, a Shueisha comunicou o cancelamento da obra, além de ressaltar o suporte dado à Shiro Usazaki, ilustradora da série e sem relação alguma com o caso. A prisão de Matsuki fez fãs e colegas se solidarizarem com Usazaki. O anúncio fez a procura por volumes subir na semana passada, pois os fãs queriam garantir ter a série antes que esgotasse.
Fonte: Shonen Jump via ANN
Caraca finalmente o Japão tá reagindo de forma certa com esses crimes sexuais, os fãs do mangá podem ter achado ruim o súbito cancelamento, mas isso tinha que acontecer, teve antes alguns casos de passação de pano quente como o do Watsuki e autor de Toriko.
É a primeira vez que vejo o Japão agindo de forma mais enfática contra esse tipo de prática no ramo dos mangás. Ainda bem, entrar na terceira década do século XXI ainda fazendo vista grossa pra certas práticas não faz sentido.