Fora do ar no Brasil há 13 anos, o bloco Toonami estará de volta à programação do Cartoon Network no próximo dia 31 de agosto – e ainda dizem por aí que 13 é número de azar. A faixa será exibida de segunda a sexta à meia-noite, reapresentando Dragon Ball Super ao lado da estreia de Mob Psycho 100, com dublagem em português.
O retorno do Toonami por aqui se dá agora com a curadoria da Crunchyroll, plataforma de streaming focada em animês pertencente ao mesmo grupo midiático do Cartoon (a WarnerMedia, da AT&T) – tanto que será chamado agora de Toonami by Crunchyroll.
“Estamos muito entusiasmados com o Toonami de volta, e ainda por cima pelas mãos do número um na indústria, como a Crunchyroll“, comentou Pablo Zuccarino, VP Sênior e Gerente do Cartoon Network, Boomerang e Tooncast na América Latina.
Responsável por fidelizar o público de animê na TV por assinatura no começo dos anos 2000, o bloco retorna pouco após a implementação do Adult Swim pelo Warner Channel. Assim como o Toonami, a faixa de desenhos animados para adultos perdeu espaço no passado em um período em que o Cartoon Network sofreu problemas para adequar sua programação na categoria de canal infantil.
O Toonami nasceu na matriz americana em 1997 como um faixa de desenhos animados de ação. No Brasil, chegou em dezembro de 2002, sendo exibido aos fins de tarde. Embora tenha apresentado alguns desenhos americanos, como Liga da Justiça, ficou marcado pela exibição de animês como InuYasha, Dragon Ball GT, Os Cavaleiros do Zodíaco e Yu Yu Hakusho. A identidade com a animação nipônica catapultou o bloco para as madrugadas, onde chegou a apresentar títulos voltados para um público mais velho, como Trigun, Love Hina e Cowboy Bebop – O Filme.
Sobre as séries:
Dragon Ball Super: Já bem conhecida do público do Cartoon Network, foi lançada no Japão em 2015, sendo encerrada em 2018 com 131 episódios. A história se passa após a derrota de Majin Buu na série Dragon Ball Z, com novos inimigos para Goku, que agora pode superar os níveis de força de um deus.
A versão dublada da série foi exibida pelo canal a partir de 2017, quando chegou a ser líder de audiência na TV paga, enquanto os episódios legendados seguiram via streaming na Crunchyroll. Uma adaptação em mangá é publicada pela Panini.
Mob Pyscho 100: Surgiu de uma webcomic criada por “ONE” (autor de One-Punch Man), seriada entre 2012 e 2017. Conta a história de um garoto introvertido chamado Shigeo Kageyama (ou simplesmente Mob), que possui uma poderosa habilidade de telepatia. O potencial desse poder psíquico é constantemente suprimido para evitar uma catástrofe, mas se torna útil para um vidente vigarista, que explora seus serviços por uns trocados.
A versão animada pelo estúdio Bones (Fullmetal Alchemist: Brotherhood, My Hero Academia) surgiu em 2015, reunindo 25 episódios dirigidos por Yuzuru Tachikawa, já exibidos em streaming pela Crunchyroll e na TV aberta pela Rede Brasil. O mangá também saiu aqui pela Panini.
Fonte: Release de imprensa
Quais os próximos passos?
Após uma pausa em 2008 nos EUA (no ano seguinte ao fim aqui no Brasil), o Toonami regressou em 2012 focando a sua programação em animês nas madrugadas de sábado como parte do Adult Swim, tendo investido também em co-produções.
No mês passado, foi anunciada a produção Fena: Pirate Princess, um animê original da Crunchyroll junto ao Toonami americano. A animação do Production I.G será exibida em 2021 e é bem provável que acabe passando no Cartoon Network daqui, caso essa parceria renda bons frutos.
Já o selo Adult Swim aparece como exibidor nos EUA da minissérie animada baseada no cultuado mangá de horror Uzumaki, com estreia prevista para 2021. Bom candidato para o Toonami brasileiro ou para a versão do Warner Channel? Teremos de aguardar.
Para breve, o mais provável é que o Toonami by Crunchyroll exiba alguns títulos que já foram dublados em português e inclusive foram transmitidos em TV aberta pela Rede Brasil. Mas claro, um verdadeiro investimento da WarnerMedia pode incluir novas séries dubladas.
Mais sobre a trajetória do Toonami no Brasil
Na virada de 2017 para 2018 lançamos em nosso canal do YouTube dois vídeos contando a passagem do Toonami pelo Cartoon Network brasileiro, com foco, claro, nos animês. Se você quer saber um pouco mais sobre a história do bloco, confira nos links abaixo:
Apesar da crise das TV por assinaturas é uma notícia muito boa, espero que tenha sucesso e pela faixa de horário possa exibir os animes sem cortes ou censura, Dragon Ball Super quando exibido teve cortes, além disso a volta do toonami pode abrir as portas para outros animes clássicos e quem sabe também novos e com Dublagem BR!!
Durasso
Olha espero que o cartoon volta a focar nos animes, pq os desenhos que passa la atualmente pelo amor de deus
não consigo me animar com essa notícia,porque sempre que temos uma notícia boa envolvendo o Cartoon Network,eles fazem lambança e volta à estaca zero.Tem sido sempre esse padrão nos últimos 10,15 anos.
Quem garante que logo não jogam no fundo da madrugada pra depois sair do ar(como a TBS fez com Adult Swim)?quem garante que não vai ter censuras desnecessárias?vão ter coragem de botar coisas mais pesadas como Re Zero e Bungo Stray Dogs?
Obrigado Deus
Vdd tipo oque fizeram com ranma na época que passou na Cartoon network eles puseram censura e várias vezes eles nem passavam os EP sertos algumas vezes eles cortavam e só passava alguns minutos,ou seja o anime nunca passou completo.
caraca, pensei em uma coisa que ninguém esperava, espero que de certo
Toonami de volta ??? Aaaaaaaaaaa q alegria
GRANDE NOTICIA!!!! SHEIPADOOO!!!!!
Re Zero e Bungo Stray Dogs passaram sem censura na Rede Brasil que é canal aberto
Agradeça a Crunchyroll que você tanto critica.
a noticia é boa mas o horario não, essas series passaram pelo menos o Mob passou na tv brasil no horario das 20:00 e passou sem cortes lá, só espero que com isso venha os animes originais do crunchyroll como The God Of Highschool
Me preocupa esta notícia. Principalmente, quando a gente lembra que a Crunchyroll está a venda! Será que a futura compradora vai manter esse acordo?°
A Chunchyroll está ‘tão a venda’ quanto a WB Games. Eles já desistiram de vender quando o comprador interessado, que no caso era a Sony, não quis pagar US$ 1,5 bilhão pelo serviço
É FESTA NA FAVELA
Mas aí que tá, a Rede Brasil não é um canal direcionado a desenhos/canal infantil.
isso é um sinal de que possa vir ai fairy tail, one piece, digimon appli monsters, sailor moon crystal e my hero academia
Eu tava pesando esses dias mesmo “será que Dragon Ball Super não vai ganhar uma nova reprise no CN?” e agora vejo isso, que legal. Vou ver Mob também, pois não tenho Rede Brasil e não assisti ainda.
Que ótimo! Tomara que dê certo e venham mais animes
Como não tem rede Brasil e tem Cartoon Network não faz sentido ?.🤔🍦
https://uploads.disquscdn.com/images/9bf70cca45153e4a20dcd6245bb52589a5b9f18f114d7c5fc8f1a9c06f7e19ec.jpg
Só falta agora, por causa do Crunchyroll, Yu-Gi-Oh! VRAINS dar as caras nesse bloco (não é propriedade do Crunchyroll, mas está no serviço, assim como Dragon Ball Super, então…)
“Aí sim, fomos surpreendidos novamente!”
(ZAGALLO, Mário Jorge Lobo)
A Crunchyroll no seu Facebook confirmou que os animes serão exibidos sem censura, incluindo Dragon Ball Super (ou seja, vão redublar certas partes). Eu também tinha esse medo, mas parece que não ocorrerá por agora
Eu também não tenho.
Foi na Toonami que eu via a melhor exibição de Dragon Ball na TV.
Lembro que exibiram do Dragon Ball Clássico até o final de Dragon Ball Z. E mesmo os filmes não sendo canônicos, exibiram eles também entre os episódios onde mais ou menos se encaixariam.
Sailor Moon!!!! Please
Acontece o mesmo comigo, o meu plano não tem a Rede Brasil, mas tem o Cartoon.
Finalmente a TV do meu quarto terá alguma utilidade ks isso sim é uma notícia TOPSTER! (só espero que não façam alguma besteira como censuras e tals :,3)
Ué negócio bugado kkkk, meu plano tem os dois canais mesmo eu não assistindo nenhum kkkk.😋🍦
Vou fazer um vídeo no YT sobre posso pegar a foto?? Para colocar na Thumbnai??
Sony ia acabar de vez com a Crunchyroll mesmo.
Acho que teria sido bem melhor e bem mais interessante se fosse e se tivesse sido um canal a cabo antes.
Eu Tenho a Rede Brasil mas é o mesmo que nada, no horário em que deveria tá sendo exibida a programação da Crunchyroll está passando jornal, porque só quem é do Estado de São Paulo pode ver. :-/
Ué dessa diferença de programação aí eu não sabia pois sou de SP kkkk, que merda mano kkkk.😋🍦
primeira semana de exibição:os cortes de Dragon Ball Super continuam os mesmos e Mob foi censurado.Eu sabia…