Recentemente, foi anunciado um novo projeto multiplataforma voltado para o público jovem, o Loading, contando com TV aberta, por assinatura e streaming. Já foram confirmados animês e tokusatsu na programação. O JBox entrevistou o CEO, Thiago Garcia, para mais informações. Confira a seguir.
Conte um pouco a origem da Loading e como nasceu a ideia de ter um canal televisivo.
Thiago: É um prazer falar com vocês do JBox! A Loading surgiu de uma convergência de 3 frentes:
A primeira delas é que o grupo Kalunga tinha a concessão do antigo canal da MTV, adquirido em leilão público. Logo, existia a infraestrutura para o projeto e principalmente o sinal.
Uma outra frente é a expertise do CEO da startup, Thiago Garcia, ex-líder de consumer insights da Rede Globo e que estudou e estuda o mercado de produção e distribuição de conteúdo exaustivamente há anos. Com o conhecimento técnico do Thiago identificamos uma grande oportunidade no mercado devido o público jovem de espírito estar mal representado nos meios atuais. Ninguém fala com esse jovem com relevância.
A terceira frente é o amor que todos os profissionais que estão na operação tem por esses conteúdos. O respeito pelas produções e pelos fandoms. Por que, o que conecta mesmo as pessoas e o que vai fazer com que elas assistam a programação, é a paixão com que a gente faz a curadoria de todo esse conteúdo. Não existe como você falar com essas comunidades hoje, sem você tratar o conteúdo muito bem. Se você não honrar os fandoms, você não consegue fazer parte dessas comunidades. Por isso que somos nós que buscamos nos adequar a eles, entendendo o que eles querem. O que eles gostam. Como que eles querem consumir o conteúdo. É uma abordagem human-centric.
A convergência dessas três frentes: infraestrutura, conhecimento do comportamento do público e o amor que a gente tem pelo conteúdo é a receita para a Loading nascer.
Com tantas notícias sobre “o fim da TV” e a “era do streaming”, por que investir em sinal aberto e não só streaming?
Thiago: A gente fala sobre o fim da TV e a era do streaming, mas esquecemos que a população brasileira majoritariamente não tem uma conexão de qualidade com a internet para ter uma boa experiência em uma plataforma de streaming. Ou simplesmente não quer gastar banda com isso. Sendo assim, o streaming, como meio, não é nada democrático no Brasil. A Loading chega como uma solução de entretenimento também para esse público que hoje está totalmente desassistido. Não só em relação ao conteúdo mas em termos de acesso também. A realidade do país é muito diferente do que a gente imagina e infelizmente o streaming é uma realidade para uma parcela ainda pequena da população.
Por isso que a Loading estar na TV aberta é uma forma de democratizar o acesso a um conteúdo que hoje, em grande parte, só é possível ser consumido na internet. É dar pertencimento às pessoas. Pertencimento às comunidades de fãs. Não importa a condição financeira. A Loading existirá para todos. Sem que ninguém precise pagar por ela. Conteúdo livre para todos.
A estética e linguagem da MTV Brasil marcou uma geração e fez escola para comunicação com o público jovem na história da TV. O que podemos esperar na Loading nesse sentido para torná-lo um canal diferenciado e atraente para uma audiência que consome cada vez menos conteúdos de forma linear?
Thiago: A Loading não é só um canal de TV, e sim uma startup de entretenimento multiplataforma (linear e não linear). E para ter uma consistência em diversos canais a linguagem necessariamente precisa ser um dos pilares da nossa operação. Geralmente a comunicação é criada baseada na média da população. Ou seja, as mensagens são pensadas para conversar com o mainstream. É uma abordagem mais generalista, pois facilita o entendimento do maior número de pessoas possível.
O grande diferencial da MTV Brasil foi justamente entender essa agenda e quebrar o paradigma, pensando no jovem. Essa é também uma missão da Loading. Está em nosso core quebrar paradigmas atuais. Entre eles, o da linguagem imposta hoje pela maioria dos meios. Porém vamos fazer com o nosso jeito e imprimindo a nossa personalidade. Com a cara da Loading. E, claro, com foco nas comunidades de Anime, Tokusatsu, E-sports, Séries, Cinema, HQs, Colecionáveis, Games, Cartoons e K-Pop. A Loading é “Human-Centric”. As comunicações serão sempre pensadas para uma melhor experiência dos fandoms dos conteúdos que trabalhamos.
Pode explicar ao público o que é branded content e como ele será realizado na Loading? Por que a Loading é disruptiva para o jovem hoje?
Thiago: Um outro pilar da Loading é o foco na experiência do usuário. Em se tratando de conteúdo, toda vez que você tem uma interrupção, você cria uma ruptura na experiência do consumidor. A nossa ideia para o conteúdo de marcas dentro da nossa programação é que ele seja tão entertainment quanto o conteúdo em si. Queremos que as marcas façam parte da narrativa dos programas e de suas histórias. Que não sejam simplesmente um conteúdo exibido como interrupção da experiência do usuário. Por isso nossa proposta é ter cada vez menos breaks e cada vez mais Brand Entertainment e Branded Content. E esse é uma das grandes quebras que a Loading traz para o mercado. E um dos grandes diferenciais da Loading para o jovem e para os anunciantes.
Pesquisa feita pela Comscore, divulgada em julho deste ano, levantou que a categoria de jogos eletrônicos alcança 70% da população digital no País, com o Brasil sendo o único país da América Latina que figura entre os cinco primeiros no ranking global de gamers. O que esse público pode esperar na Loading?
Thiago: E-sports e Games estão em nosso DNA desde a concepção da Loading. Ela nasceu pra abraçar e dar voz para essa comunidade. E não simplesmente pela relevância que esse público tem hoje, mas sim pela Loading ser feita de apaixonados por Games. Hoje contamos com 3 editorias na operação: E-sports/Games, Conteúdo Ocidental e Conteúdo Oriental. Podem esperar muita coisa legal dentro desse universo em nossa programação. E não só um programinha isolado na grade.
Qual é a estratégia para a faixa de animês e o público que curte o tema? A programação terá uma linha de shows ou um bloco específico para os amantes de séries japonesas?
Thiago: Estamos tomando muito cuidado com os animês na nossa programação, não teremos apenas uma faixa, teremos algumas faixas e focadas em diferentes públicos. É claro que para o nosso prime time (18h00 às 01h00) separamos as melhores séries! Como disse, no começo teremos vários programas, com animês diferentes em diferentes blocos com uma galera que conhece muito do assunto.
Os animês e tokusatsu na programação vão focar nas séries antigas ou podemos esperar títulos mais novos também? Pode compartilhar esses títulos conosco?
Thiago: Essa é uma pergunta que dá pra ver o rosto de algumas figuras tarimbadas do Twitter perguntando (risos). E para alegria geral teremos séries novas e antigas. A Loading será a casa dos animês e tokusatsu. Com um tratamento que esses conteúdos nunca tiveram na TV brasileira. Intercalar as séries antigas com as novidades é uma missão importante da Loading. Os clássicos construíram uma base de fãs que hoje anseia pelo novo, mas não podemos trazer só coisas novas e deixar os outros fãs desamparados. A ideia então é fazer um mix e tratar todos iguais, porque no final, todos amamos esses conteúdos antigos e novos. Sobre os títulos podemos dizer apenas: つづく [“continua”, em japonês, é o termo que aparece ao final de muitos episódios de animês e tokusatsu no Japão – algumas séries, principalmente tokusatsu, mantiveram o termo nas edições brasileiras].
Ao contrário do kpop, que se expande cada vez mais, os dramas coreanos tiveram maior dificuldade em sair do nicho no passado. O então maior streaming de k-drama, o DramaFever, foi extinto em 2018. Acha que ainda há espaço para as novelas coreanas conquistarem o público brasileiro?
Thiago: Temos espaço e vamos além. Esse espaço não será só para as novelas coreanas. Estamos estudando J-Drama e C-Drama também, que são produções muito bem feitas, com investimentos dignos de séries hollywoodianas. Vamos estudar os horários e tentar encontrar o público certo. A Loading é um organismo vivo, que vai tentar, errar, melhorar, mas que jamais terá medo de arriscar e criar algo novo. A inovação está em nosso DNA.
Pode compartilhar alguns nomes do casting do Loading?
Thiago: Infelizmente não podemos abrir essa informação ainda. Faz parte da nossa estratégia de lançamento. Mas muito em breve nossa invasão irá começar.
eu to animadão com essa estreia
criar expectativa é fácil,negócio é ver se conseguem dar certo.Lembro que a PlayTV criava expectactiva de que seria a volta dos animes na TV aberta,mas sempre tropeçavam(o bloco Otacraze durou só alguns meses e nunca passaram Ranma 1/2 por completo e nem Gungrave,depois passaram Death Note,Yu-Gi-Oh clássico,Naruto e Bleach reprisados à exaustão e ficaram por isso mesmo,e o recente bloco do Crunchyroll já era,e o canal nem existe mais e mudou de nome e de proposta.).
A Rede Brasil taí ainda com o Crunchyroll,mesmo que com reprises infinitas há meses(única coisa “inédita” mesmo esse ano foi Schwarzensmarken)
No aguardo da estréia ;)
Concordo. Desde que soube sobre o canal, tava esperando saber qual seria a programação, e eles não revelaram nada. Espero muito que dê certo, de verdade. Mas vai ser preciso bem mais que criar expectativa e fazer promessas.
Se for tudo isso mesmo ?!espero q tenha vida longa na tv aberta brasileira…
Show de bola
Esse cara está com a faca e o queijo na mão pra investir nesse conteúdo que ele promete, mas é bom ele ficar de olho no que está investindo.
Do jeito que ele está falando na entrevista, dá a entender que há uma parceria com a Sato Company envolvida, e ultimamente tem-se notado que essa empresa não é algo a se confiar, sabendo da polêmica das fansubs e de diversos outros casos. Ainda se considerar que a antiga MTV só passava títulos legendados no geral, pode ser que o mesmo aconteça nesse sucessor, considerando que a Sato é uma das distribuidoras que mais tratam seus títulos como nicho dublando em tese apenas 30% das suas produções. Agora se o próprio canal considerar dublar suas próprias produções já seria um avanço, porém é bom saber se eles teriam renda suficiente pra isso.
Enfim, o que eu mais espero é que o Loading escute o feedback do público e evite focar apenas em nicho, porque se for pra focar apenas nesse público o flop vem.
Se quer que TV aberta tenha mais público, evite agradar apenas uma parcela dele. Quem avisa amigo é.
Um ótimo trabalho novamente jbox parabéns.
A entrevista é cheia de promessas que nos deixam com bastante expectativas, mas vale lembrar que esse loading não é o primeiro a prometer isso, então primeiro devemos esperar e ver o que planejaram realmente pra nós e se é tudo isso mesmo como ele falou, bom eu espero que dê certo pois quanto mais conteúdo melhor.😋🍦
Muito massa.
Vai ter como assistir online?
Aposto que a Maisa tá no elenco!
Pelo que se sabe sim, o canal também terá um streaming próprio gratuito.
Boa entrevista. Desejo sucesso ao canal.
Só um adendo sobre o que foi dito sobre K-dramas: Apesar do fim do Dramafever, o seu principal concorrente, o Viki, segue firme e forte e até adquiriu vários k-dramas que o finado Dramafever co-produziu. Além disso, o Kocowa, (serviço de streaming criado pelas emissoras sul coreanas SBS, MBC e KBS) veio ao Brasil ano passado e continua expandindo seu catalogo em português, cada vez mais. Ambos serviços operando sempre com simulcasts e modelo AVOD e SVOD, como a Crunchyroll e Funimation fazem com animes. (o catálogo do Kocowa também está disponível no Viki, mas apenas no plano mais caro, conhecido como Viki plus + Kocowa) E além disso, a Netflix tem investido cada vez mais no nicho, chegando a ter até quatro simulcasts semanais, prometer mais de 15 k-dramas originais por ano e alguns k-dramas originais receberem dublagem.
Com isso, creio que o nicho de K-drama anda quase tão forte quanto o de animes, no Brasil. Nunca mais vi um K-drama ser lançado sem simulcast, no país. Creio que as únicas formas desse canal contribuir com esse nicho, é investindo em dublagens inéditas e disponibilizando em tv aberta pra quem não tem acesso ao streaming.
O que me entristesse, mesmo, é o baixo número de J-dramas licenciados por aqui. Mesmo o Viki pertencendo a uma empresa japonesa, a Rakuten, o catalogo de J-dramas deles é muito menor que o de K-dramas e C-dramas.
C-dramas, aliás, que estão começando a ganhar legendas em português, também, no serviço chinês IQIYI e no canal em português do WeTV (tencent video), no youtube.
Espero que J-dramas tenham um carinho especial, por parte do Loading, já que entre esses três nichos, é de longe o mais “esquecido”, por aqui.
Também espero que tenham um carinho especial por Jdramas na Loading TV, No Netflix tem cerca de 30 J-dramas no catalogo e vai estrear um novo original NETFLIX em dezembro. e no LOOKE tem 3 Jdramas para alugar ou comprar.
Tem que começar com o pé na porta com Naruto Shippuden e Dragon Ball Super na mesma programação! Só alegria isso daqui, meu! Eu também sonho com Accel World passando dublado no Brasil!
Bem que os caras poderiam passar também Power Rangers e Miraculous Ladybug. Seriam perfeitos para o canal! Outra série BOA que ainda não chegou pelo menos na Tv aberta é Broklyn 99! Seria perfeito passar no canal!
Sou novo nessa de tokusatsus mas também sugiro passar os melhores, antigos e novos, todos dublados! E também queria saber se terão séries assim nessa linha só que brasileiras? Tem uns toksatsus “brasileiros” com financiamento coletivo ai! E ano que vem também vai estrear um streaming de animação brasileira com pegada de anime chamado “Anistage”. É tipo a Funimation só que brasileira. O Loading poderia passar esses programas também!
Também estou curioso para os filmes. Alguém passa Naruto The Last, por favor!
Animado DEMAIS com isso, cara! Eu só quero saber quando vai estrear para eu deixar minha tv ligada no canal quando eu for assistir no ponto! Pode vir!!!!
errou é Schwarzenegger
Você está esquecendo do Toonami com a Crunchyroll que está bombando. Principalmente agora com Dr.Stone.
Pô, também dá um desconto pro cara. Baita nome difícil esse. Eu não sei nem que idioma é esse de tão difícil haha!
É só eles não tratarem os programas como “nicho”, que está tudo certo.
E segundo essa entrevista, vai ser promissor!
Quero só ver!
Égua, será?
Ela não tinha ido para a Globo? SBT eu sei que ela saiu.
O bom é que ela passou a gostar de animes recentemente. Seria uma boa.
tem latino dizendo que tão dublando filmes do naruto shippuden lá, talvez vá pra o loading
Com nicho eu me referia a galera otaku padrão que só assiste conteúdo legendado, mas isso também vale pra galera nostalgia que só pede pro canal exibir anime reciclado na programação.
A PlayTV fez isso e todo mundo já sabe que futuro isso deu…
É preferível que passem coisa nova dublada do que exibir coisa repetida. Se for pra exibir na maioria coisa repetida, principalmente títulos de várias e várias temporadas igual a PlayTV fazia, vai ser bem difícil chamar tanta atenção. E não acho que vão exibir alguma coisa infantil como Ladybug no canal.
Sim. No Viki tem 58 J-dramas e eles até fazem simulcast de J-drama, vez ou outra. Mas até dramas Taiwaneses esse serviço tem em maior quantidade (70, atualmente). K-dramas eles possuem mais de 800 e C-dramas mais de 300. No Crunchyroll tem 5 + 2 tokusatsus (se contar apenas os que tem legenda pt-br).
Esse J-drama Original Netflix, que ta pra sair, eu pretendo ver. Espero que dublem.
Não é bem assim.
Sucesso é sucesso.
Tem que passar mais vezes mesmo.
Claro que não se pode descartar novidades. Quanto mais melhor!
No caso da PlayTV é que eles não tinham estrutura. Precisavam de patrocínios que não existia na época. Agora a Loading tem.
Isso e muito mais!
que eu saiba até o momento ela não fechou contrato com ninguém, que é muito suspeito para quem é da parte de televisão (normalmente só sai quando tem uma outra proposta) e até agora ela não falou nada oficialmente se vai para alguma emissora ou se vai seguir outro rumo.
Quanto a Ladybug, apesar de ser voltado para as crianças, faz muito sucesso entre os jovens e adultos. A possibilidade existe.
Embora você pode ter razão.
Patrocínio não é garantia de audiência. A PlayTV veiculava anúncios relacionados ao que transmitia e ainda assim nunca aparecia entre os canais mais assistidos da TV paga.
Se for pra ficar nos reciclados apenas, vão precisar de muita divulgação, mas a audiência também precisará colaborar. Reclamações de reprises também serão inevitáveis.
Numa época onde é muito fácil achar qualquer anime de público padrão na internet, falar de “sucesso” é fácil.
Não estamos mais na época da internet discada.
Até será algo válido colocarem algum título antigo na programação, mas é melhor que não seja o foco do canal. Pra programação se tornar algo inovador, tanto títulos recentes ou que nunca foram dublados antes quanto títulos já exibidos aqui antes é a melhor opção para se criar um destaque.
“Bombando” não está, mas criando um bom destaque na programação.
Vale lembrar que o bloco sofre um grande obstáculo com seus imensos cortes e censuras na dublagem.
“Patrocínio não é garantia de audiência”. E não é mesmo. É o oposto na verdade.
Entenda: para um canal pequeno, por exemplo, pegar programas como game of Trones (só supondo), eles iam precisar de vários patrocinadores de renome como coca cola, Oi, Sky, e muitos outros de peso.
Mas considerando o fato que eles já são patrocinadores de vários outros canais grandes e que já são fortes, eles estejam satisfeitos com o que tem a ponto de não precisarem recorrer a canais pequenos, porque eles são quase que senso comum nos canais que eles já são patrocinados.
Por isso a PlayTV não vingou com os animes. Por que você acha que os canais de TV fechada continuam firmes e fortes mesmo geral terem ido para o streaming? Para não quebrar, os canais vão atrás de patrocínios bem pagos como a Trivago por exemplo. (Geral tem onde ver hotel, grana garantida.)
Já a Loading TV vai ser TV aberta, fechada e o streaming. Quer coisa melhor que isso?
Além de animes e Tokusatsus também vai ter séries, EGames, Filmes e k pop e não sei quem mais.
Os caras já falaram aqui que o canal vai ser a casa dos animes. E os caras não iam pensar em TUDO isso se não tivessem recursos para tal. Se até a MTV não ficava nos melhores canais na época, mesmo assim é senso comum até os dias de hoje.
Aqui podemos ver que os caras sabem do que estão fazendo. Estão trazendo coisas muito legais. Não adianta ficar no pesimismo se você gostou de tudo isso. É só assistir. Se vingar ou não, aí é uma situação que está muito além de você, considerando que eles já tem a sua audiência.
Quer assistir a Loading TV? Ótimo! Assista.
Não quer? Ótimo. Não assista.
Ninguém está te forçando a nada. Mas pô, olha quanta coisa legal? Vai me dizer que você que gosta de animes não vai assistir? É só mais uma opção que você vai ter agora.
E se quer que mais gente assista a Loading, eu recomendo você apresentar o canal sempre que puder para quem gosta das coisas que vai ter no canal. Animes, Tokusatsus, k pop, não estou dizendo para você sair por aí que nem um louco falando, não. Começa com um curta, compartilha, depois nas internet da vida se você topar com um fã desavisado, só fala sobre o canal para ele.
A Loading também acabou de admitir que o elenco deles também faz parte da estratégia. Talvez seja mesmo.
Vamos pagar pra ver.
Relaxa. Os caras acabaram de falar nessa entrevista que não é o foco, que estão estudando os animes e tudo mais.
Pelo que eu vi, o foco deles vai estar entre a interatividade com o público. Que é uma coisa que dá certo.
Só aqui onde moro tem um canal regional que passa videoclipes e é o maior sucesso, boa parte por causa da interação com o público. Aparece as mensagens deles e tudo.
Considerando tudo, o bloco está bombando mesmo.
E outra, o canal é INFANTIL e ainda tem gente em pelo 2020 que não entende por quê tem censuras?!
Claro que eu também prefiro sem censuras, mas vê se crescem também.
Tem coisas de animes que a criança não vai entender mesmo. Mas se não gostou é só exigir em peso nas redes sociais deles.
Mas pelo horário que passa a situação não devia ser outra?
Isto é. Também não entendo isso.
E lá tem criança assistindo essas horas na CN? Porque eu não sei.
Quero só ver se isso aí vai dar certo
tá com mó cara de Play TV 2.0
A versão americana do Toonami exibe seus títulos sem qualquer censura junto com o Adult Swim, e ainda assim é um bloco do CN.
Se quisessem se proteger dos moralistas a melhor opção seria exibir o bloco no Warner Channel junto com o Adult Swim. Os animes ficam praticamente inassistíveis com tanto corte que fazem nele…
Não falo essas coisas por ser pessimista nem nada, o negócio é que do jeito que ele fala na entrevista dá a entender que alguns títulos que podem aparecer na programação só tenham nicho de público atingido, com a possibilidade de exibirem títulos apenas legendados igual a antiga MTV fazia. Ainda assim é apenas uma teoria, mas é bom ter uma ideia do que está por vir.
O que eu mais espero é que tenha um espaço para o público fazer um feedback para o canal oferecer o melhor conteúdo possível não só para quem gosta do tema, mas para fazer com que mais pessoas se interessem naquilo. Trazer conteúdo completamente dublado seria um bom começo.
Penso igual sobre a Warner Channel.
Ainda não tem como saber sobre títulos até a estreia.
Quanto ao feedback, eles estão dando a entender que vai ter. Inclusive, esse é um dos focos do canal.
Fiquei sabendo disso aí. E parece que a Televix está dublando um monte de coisa para nós também. Não só Naruto.
Cara, espero que seja tudo verdade!
O que tá realmente precisando ser dublado logo é a temporada The Final Act de InuYasha.
Pelo que se sabe o spin-off está sendo dublado pela Viz enquanto a Televix disponibiliza apenas a versão em espanhol do anime no Prime Video, além de ignorar os últimos episódios que a Lexx dublou em 2013…
Verdade.
Se forem espertos, eles estão dublando tudo. A temporada final e o spin-off junto.
Faria sentido. Mas agora a questão é: onde iria passar?
O problema é que o spin-off e o resto do anime estão com empresas diferentes. Enquanto a Viz Media está dublando Yashahime possivelmente para a Pluto TV ou para a Funimation, a lerda da Televix possui exclusividade do resto da série, que sempre comercializa a versão censurada da série original pra qualquer mídia…
Amigo:
Viz Mídia = Televix.
A Televix é a representante da Viz Midia por aqui. Ou seja
Os animes da Viz que vierem para cá vão se trazidos pela Televix.
Viz Media e Televix são empresas diferentes, uma não é subsidiária de outra. A Televix apenas distribui alguns dos títulos da Viz, mas ainda assim não são todos os títulos deles.
A página da empresa possui uma categoria separada de títulos da Viz, mas InuYasha não é um dos títulos. Esse título em específico a Televix licenciou por conta própria sem qualquer envolvimento da Viz, e o spin-off Yashahime não está no catálogo da Televix.
deveria exibir One Piece em horáro nobre com certeza daria audiência.
Isso procede mesmo?
Porque se for, que loucura.
Pois é. Pra você ver como lidar com licenças é tão complicado como pensam…
acho que alemão
sem censura nunca pesquisou sobre Magi por exemplo ?
Eita a Televix tá com Inuyasha Final Act?
Será que com vinda da Pluto TV a gente pode ter B – Daman FireBlast que é INEDITA no Brasil?
Tomara que o pessoal lote o Facebook deles faça sucesso
Facebook > loading52x
Seria Bom Eles passarem Naruto Shippuden Dublado Por que MUITA Gente Quer é iria Render Lucro para Eles é Muita Audiência!!
https://observatoriodatv.uol.com.br/colunas/andre-santana/baixa-audiencia-da-tv-aberta-indica-uma-mudanca-de-comportamento-do-publico
e asim thiaco garcia vanmos resou ver iso ai se voce paga que teve pra kaluka ai voltase osprodutos da kaluka aumentase material poder pagar osfucionarios da emisora loading poder reviver ligar na domada de volta agora em 2022 linpase onomedetodos ai poe revivera loading nudaennada a emisora loading ai fica com nome linpo e legau pra reviver aloading com versando com jair bolsonaro concessao loandig de volta tv aberta pros fans espero a resposta andre augustofrohlich curitiba parana