Produzida pela Toho Company (a mesma de Godzilla e Cybercop), Chouseishin Gransazer foi a primeira série da trilogia Chouseishin, que rivalizou com as franquias Kamen Rider e Super Sentai. Seus 51 episódios foram exibidos nas manhãs de sábado pela TV Tokyo, entre 4 de outubro de 2003 e 25 de setembro de 2004 (curiosamente, no mesmo período do live action de Sailor Moon, exibido pelas emissoras CBC e TBS). Agora, o clássico será lançado em DVD (no Japão, claro) como parte do projeto Toho DVD Masterpiece Selection.
Dividido em 13 volumes, Gransazer estará de volta ao mercado home-video do Japão (a série foi lançada no mesmo formato de fevereiro de 2004 a janeiro de 2005) a partir de 17 de fevereiro de 2021, custando 2,750 ienes (cerca de R$ 145 + impostos). Além disso, essa coleção também incluirá vários recursos adicionais. Veja as capas:
Chouseishin Gransazer contava a história de quatro tribos – representadas pelos elementos fogo, água, vento e terra – que lutavam entre si. Após descobrirem a verdade sobre suas origens, as tribos Gransazer se unem para proteger a Terra da organização Warp Monarch, uma aliança de várias espécies alienígenas que ameaçam a vida do nosso planeta. Cada um dos 12 guerreiros representam respectivos signos do zodíaco e espíritos animais. A quantidade de personagens principais pegou a corona de Kamen Rider Ryuki (2002~03), que tinha 13 guerreiros. Isso sem contar que a premissa é claramente baseada nas séries Super Sentai e também no mangá/animê Os Cavaleiros do Zodíaco.
A série foi dirigida por Hirochika Muraishi, que já contribuiu em Cybercop, Gridman e Ultraman Tiga, além de Koichi Kawakita (1942~2014), que trabalhou para vários filmes de Godzilla na era Heisei. Toshimichi Okawa foi o roteirista principal, enquanto Yasuharu Takanashi (Naruto e Pretty Cure) foi o responsável pela trilha sonora da série.
As outras duas séries da trilogia Chouseishin eram: Genseishin Justirisers (2004~05; 51 episódios) e Chousei Kantai Sazer-X (2005~06; 38 episódios).
Fonte: Tokusatsu Network
É incrível o quanto essa trilogia de séries é absolutamente desconhecida por aqui, lembro que nos anos 2000 só se encontravam episódios com legendas em inglês, e ainda hoje acho que nenhum fansub especializado em tokusatsu concluiu a legendagem de todas elas.
Essa série é maravilhosa, bem que a Sato Company podeira tentar trabalhar com ela aqui.
Concordo quem sabe uma parceria coma toho já que o Sato está tentando recompra os direitos de cybercops poderia trazer essa na bagagem também
a TV-Nihon liegendou toda a trilogia e tá disponível até hoje
Mas isso em inglês.
Acho difícil uma série de 2003 ter algum apelo com crianças da atual “geração smartphone” mas pelo menos poderíamos ter um “novo” tokusatsu dublado em algum momento oportuno…
Sim! E também tem o lance que fansub brasileiro mal e mal legendou na maior parte do tempo material que não fosse da Toei, salvo exceções como o Strada 5
claro que lançaram em pt-br a trilogia toda… só procurar no pai dos burros… eu mesmo acompanhei os fansubs na época!
Na verdade foram concluídas sim, vi as 3 completas legendadas em português há alguns anos atrás.
Essa serie é inferior que as series da Toei mas servia somente para vender brinquedo.