Depois de 99 dias de uma novela que parecia não ter fim, o imbróglio que envolveu a dublagem clássica de Kamen Rider Black teve um final feliz nesta sexta-feira (11). Segundo informações da página Geração Manchete, Elcio Sodré, dublador do herói-título, entrou em acordo com a Sato Company. A informação foi confirmada por Nelson Sato, presidente da distribuidora. Com isso, a dublagem clássica da extinta Álamo e do episódio final, recentemente realizada pela Centauro, será veiculada muito em breve.
Em 3 de setembro, a versão brasileira sofreu uma suspensão pela lei dos direitos conexos. Após a exibição dos dois primeiros episódios, em 30 de agosto deste ano, Black foi cancelado da programação da Band. Provavelmente, esse foi um dos motivos pela saída das séries tokusatsu da emissora do Morumbi em 13 de setembro, somado à falta de patrocínios. Cogitava-se a possibilidade de outro horário para as séries tokusatsu na Band, já que a programação esportiva voltou a ocupar boa parte da grade dominical.
Por ora, Kamen Rider Black está disponível na plataforma de streaming Amazon Prime Video apenas com áudio original e legendas em português. Ainda é cedo para dizer se o Homem Mutante vai vingar novamente – e pra valer – na TV brasileira.
Fonte: Geração Manchete (via Instagram)
Sobre Kamen Rider Black
Kamen Rider Black foi exibido pelas emissoras japonesas TBS e MBS, de 4 de outubro de 1987 a 9 de outubro de 1988, totalizando 51 episódios (e mais dois para o cinema). Sendo a oitava série da franquia dos motoqueiros mascarados, a proposta inicial era ser um “marco zero”. Ou seja, um novo começo e sem relação com seus antecessores (mas essa ideia logo foi descartada). A trama envolve os irmãos adotivos Issamu Minami (Kotaro Minami) e Nobuhiko Akizuki, que nasceram durante um eclipse solar e foram destinados a disputarem pelo título de Imperador Secular do satânico Império Gorgom. No dia em que completaram 19 anos, Issamu e Nobuhiko foram submetidos a uma metamorfose para se tornarem Black Sun e Shadow Moon, respectivamente. Apenas Issamu consegui escapar, mas adquiriu superpoderes. Como Kamen Rider Black, o jovem enfrenta os monstros da semana enviados pelos sacerdotes de Gorgom. O nascimento de Shadow Moon marca o início da fase final da série, marcada pela morte e ressurreição do “homem mutante”.
Em 1995, a Manchete exibiu a sua continuação, Kamen Rider Black RX (de 1988). Issamu Minami ganha novos poderes e passa a enfrentar os invasores espaciais do Imperio Crisis. Durante a trama, RX ganha duas formas: Robo Rider e Bio Rider. Black RX foi adaptado nos EUA para o bizarro Saban’s Masked Rider, que foi exibido no Brasil pelo extinto canal pago Fox Kids, ao mesmo tempo que a versão original era exibida na TV aberta. Atualmente os direitos de Black RX estão expirados desde quando a Disney era a detentora de Power Rangers, VR Troopers e Beetleborgs na década de 2000.
Acho mais fácil (e preferível) agora a série ir parar no Loading junto com Jiban e Flashman.
Mas como sera que ficam os direitos da série, não estão com a Band?
BKR dublado até o fim no Loading. BILIVI!
Aeeeeee! Que a série passe na Loading!!!
Isso é uma ótima noticia e que vá para o Loading que está sendo uma baita surpresa na TV aberta brasileira!!
Mas tem aquele negócio de que garo vai passar dublado e se não me engano o direito num é da Sato, vamos ver até onde vai dar isso tudo
KRB dublado seria firme mesmo na Loading. A conferir!
Até assistiria na Loading se a retransmissora da mesma não fosse seletiva!
Funfa só no centro da cidade. Já a perifa…
Mas no caso kamen Rider é da Sato.
Ainda da para assistir ao vivo no site da Loading.
E conhecendo a Sato Company, eles ainda vão disponibilizar os eps de KR Black no youtube como eles fizeram com os primeiros eps quando passou na Band.
Eu sei, tanto que eu estou assistindo de lá. O meu pensamento é pra aquele otakinho que nem internet tem e tá louco pra ver anime.
Band Nunca Mais
O Foco agora é Kamen Rider Black na Loading onde exibira episodios completos, sem cortes e com musicas de abertura e encerramento dubladas pelo rodrigo rossi e com previa dos episodios seguintes.
ja tem horario reservado para kamen rider na loading q é no sabado e no domingo na sessão tokusatsu junto com power ranger, ultraman e garo
Mas Garo também hora ela num tem os direios
Acredito que a Band comprou o direito de exibição e não de exclusividade. Sendo assim, outro canal também pode comprar o direito de exibição.
Uma novela acabou, VAMOS DAR GLÓRIAS AOS DEUSES DOS TOKUSATSUS!!!😂😂😂
Depois de 99 dias e de jogar uma pá de cal no Tokusatsu na Band…
Como funcionam os direitos autorais do Loading? Como o canal teve tanta verba pra comprar tanta licença de tantos distribuidores diferentes?
Que agora cumpre o acordo a Sato. Mas infelizmente muitas pessoas não valoriza os trabalhos dos nossos dubladores, atores e etc… Assim como o SBT que inventa de fazer acordo de até 2071 com uma novela de tanta reprise e não pagar os atores. O que falta é valorização dos nossos atores e dubladores. Sobre os direitos de imagem e conexo.
Mas direitos de exibição da Band é exclusiva de passar tv aberta. Já na tv fechada outra emissora. pode passar. Então nada de Loading a não ser que façam o acordo com ela agora.
já falaram que toda programação que passarão serão dublado.. então nada de legenda! se eles tiveram dinheiro pra dublar Gundam 00 possivelmente poderiam ter dublado Garo
isso é tudo questão de acordos… Sato tava está em contrato aberto com a Band, podendo ressendir a qualquer momento, mais ainda no caso de tokusatsu
Espero que com isso liberem a série dublada no Prime Video, assim até me arrisco a ver alguns episódios só pela nostalgia