Uma pesquisa promovida pela TV Asahi elegeu, hoje (2), os 100 mangás mais populares de acordo com o público japonês. A emissora local contou com cerca de 150.000 votantes e cada um deles deveria fazer o seu próprio ranking. A colocação de cada série nesses rankings pessoais renderia a ela um determinado número de pontos que seriam levados em conta para a formação do ranking geral.
Confira a lista:
- One Piece, de Eiichiro Oda — 33.600 pontos;
- Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, de Koyoharo Gotouge — 29.100 pontos;
- Slam Dunk, de Takehiko Inoue — 26.700 pontos;
- Detective Conan (Meitantei Conan), de Gosho Aoyama — 25.400 pontos;
- Dragon Ball, de Akira Toriyama — 22.400 pontos;
- Attack on Titan (Shingeki no Kyojin), de Hajime Isayama — 21.900 pontos;
- Naruto, de Masashi Kishimoto — 19.800 pontos;
- Haikyu!!, de Haruichi Furudate — 18.700 pontos;
- Fullmetal Alchemist, de Hiromu Arakawa — 18.500 pontos;
- Jojo’s Bizarre Adventure, de Hirohiko Araki — 17.100 pontos;
- Hunter x Hunter, de Yoshihiro Togashi — 16.200 pontos;
- Gintama, de Hideaki Sorachi — 16.100 pontos;
- Kingdom, de Yasuhisa Hara — 15.200 pontos;
- World Trigger, de Daisuke Ashihara — 11.700 pontos;
- Doraemon, de F Fujio Fujiko — 11.300 pontos;
- My Hero Academia, de Kohei Horikoshi — 10.900 pontos;
- Yu Yu Hakusho, de Yoshihiro Togashi — 8.600 pontos;
- Black Jack, de Osamu Tezuka — 8.200 pontos;
- Jujutsu Kaisen, de Gege Akutami — 8.000 pontos;
- Natsume Yuujinchou, de Yuki Midorikawa — 7.400 pontos;
- Glass no Kamen, de Suzue Miuchi— 7.100 pontos;
- Hokuto no Ken, de Buronson — 7.000 pontos;
- Bleach, de Tite Kubo — 6.950 pontos;
- Touch, de Mitsuru Adachi — 6.900 pontos;
- Hi no Tori (Phoenix), de Osamu Tezuka — 6.700 pontos;
- Banana Fish, de Akimi Yoshida — 5.800 pontos;
- Versailles no Bara (Rosa de Versalhes), de Riyoko Ikeda — 5.600 pontos;
- Inuyasha, de Rumiko Takahashi — 5.300 pontos;
- Ashita no Joe, de Ikki Kajiwara e Tetsuya Chiba — 5.100 pontos;
- Dragon Quest: Dai no Daibouken (Fly, o Pequeno Guerreiro), de Riku Sanjo e Koji Inada — 4.950 pontos;
- Rurouni Kenshin, de Nobuhiro Watsuki — 4.900 pontos;
- Maison Ikkoku, de Rumiko Takahashi — 4.600 pontos;
- Gonjiki no Gash!! (Zatch Bell!!), de Makoto Raiku — 4.400 pontos;
- Poe no Ichizoku (The Poe Clan), de Moto Hagio — 4.100 pontos;
- Kochikame, de Osamu Akimoto — 4.080 pontos;
- Golgo 13, de Takao Saito — 4.060 pontos;
- Sazae-san, Machiko Hasegawa — 4.040 pontos;
- Kyojin no Hoshi (Star of the Giants), de Ikki Kajiwara e Noboru Kawasaki — 4.020 pontos;
- Astro Boy, de Osamu Tezuka — 4.000 pontos;
- Golden Kamuy, de Satoru Noda — 3.950 pontos;
- Tokyo Ghoul, de Sui Ishida — 3.900 pontos;
- Dokaben, de Shinji Misushima — 3.850 pontos;
- Go-toubun no Hanayome (As Quíntuplas), de Negi Haruba — 3.800 pontos;
- Ace wo Nerae!, de Sumika Yamamoto — 3.600 pontos;
- Doubutsu no Oisha-san, de Noriko Sazaki — 3.450 pontos;
- The Promised Neverland, de Kaiu Shirai — 3.400 pontos;
- Haijme no Ippo, de Jyoji Morikawa — 3.100 pontos;
- Ushio to Tora, de Kazuhiro Fujita — 3.000 pontos;
- Master Keaton, de Hokusei Katsushika, Takashi Nagasaki e Naoki Urasawa — 2.900 pontos;
- Kaguya-sama: Love is War, de Aka Akasaka — 2.850 pontos;
- Assassination Classroom, de Yuusei Matsui — 2.800 pontos;
- Kuroko no Basket, de Tadatoshi Fujimaki — 2.750 pontos;
- Kuroshitsuji (Black Butler), de Yana Toboso — 2.700 pontos
- Tenis no Ouji-sama (The Prince of Tennis), de Takeshi Konomi — 2.650 pontos;
- Haikara-san ga Tooru, de Waki Yamato — 2.600 pontos;
- Candy Candy, de Kyoko Mizuki e Yumiko Igarashi — 2.300 pontos;
- City Hunter, de Tsukasa Hojo — 2.290 pontos;
- Chainsaw Man, de Tatsuki Fujimoto — 2.260 pontos;
- Nodame Cantabile, de Tomoko Ninomiya — 2.230 pontos;
- Parasyte, de Hitoshi Iwaaki — 2.200 pontos;
- Urusei Yatsura, de Rumiko Takahashi — 2.000 pontos;
- Card Captor Sakura, de CLAMP — 1.900 pontos;
- Kinnikuman (Muscleman), de Yudetamago — 1.850 pontos;
- Bungo Stray Dogs, de Kafka Asagiri e Harukawa Sango — 1.800 pontos;
- Fairy Tail, de Hiro Mashima — 1.790 pontos;
- Tokimeki Tonight, de Koi Ikeno — 1.760 pontos;
- Katekyo Hitman REBORN!, de Akira Amano — 1.730 pontos;
- Hoshin Engi, de Ryu Fujisaki — 1.700 pontos;
- Cyborg 009, de Shotaro Ishinomori — 1.550 pontos;
- Hana Yori Dango (Boys Over Flowers), de Youko Kamio — 1.500 pontos;
- Tetsujin 28-go, de Mitsuteru Yokoyama — 1.300 pontos;
- H2, de Mitsuru Adachi — 1.250 pontos;
- Galaxy Express 999, de Leiji Matsumoto — 1.200 pontos;
- Devilman, de Go Nagai — 1.160 pontos;
- Magi: The Labyrinth of Magic, de Shinobu Ohtaka — 1.130 pontos;
- Oishinbo, de Tetsu Kariya e Akira Hanasaki — 1.100 pontos;
- Abu-san, de Shinji Mizushima — 1.050 pontos;
- Uchuu Senkan Yamato (Space Battleship Yamato), de Leiji Matsumoto — 1.000 pontos;
- Basara, de Yumi Tamura — 990 pontos;
- Captain, de Akio Chiba — 980 pontos;
- Baribari Legend, de Shuichi Shigeno — 960 pontos;
- Hikaru no Go, de Yumi Hotta e Takeshi Obata — 950 pontos;
- MAJOR, de Takuya Mitsuda — 930 pontos;
- Fire Force, de Atsushi Okubo — 920 pontos;
- Toilet-Bound Hanako-kun, de Iro Aida — 900 pontos;
- Karakuri Circus, de Kazuhiro Fujita — 890 pontos;
- Fruits Basket, de Natsuki Takaya — 860 pontos;
- Kaze no Daichi, de Eiji Kazama e Nobuhiro Sakata — 830 pontos;
- Yukan Club, de Yukari Ichijo — 800 pontos;
- ARIA, de Kozue Amano — 780 pontos;
- Berserk, de Kentaro Miura — 760 pontos;
- Macaroni Horenso, de Tsubame Kamogawa — 740 pontos;
- Ribon no Kishi (A Princesa e o Cavaleiro), de Osamu Tezuka — 720 pontos;
- Kanojo, Okarishimasu, de Reiji Miyajima — 700 pontos;
- D.Gray-man, de Katsura Hoshino — 690 pontos;
- SKET DANCE, de Kenta Shinohara — 660 pontos;
- Captain Tsubasa, de Yoichi Takahashi — 630 pontos;
- Tenshi Nanka Ja Nai, de Ai Yazawa — 600 pontos;
- Sangatsu no Lion, de Chica Umino — 580 pontos;
- Dr. STONE, de Riichiro Inagaki — 560 pontos;
E aí, concorda com o ranking? Deixe nos comentários a sua opinião sobre o que você mudaria nessa relação (não esqueça de dizer o que faltou).
Fonte: TV Asahi.
Caraca! Saint Seiya está muito em baixa mesmo… Nem apareceu na lista!
Saint Seiya nunca foi muito popular no Japão, diferente do Ocidente onde é muito popular.
Foi sim na estreia dele por uns 2 anos, na saga de Poseidon caiu, mas depois que o anime parou esfriou muito a popularidade, por essas e outras que a saga de Hades nem passou na tv japonesa e sim em DVD (por isso é um OVA no MyanimeList).
Queria saber por que Berserk tá tão baixo na lista, 91, Hunter X Hunter demora mais tempo pra lançar capítulo e tá em 11, o gosto dos japoneses é surpreendente mesmo hein.
Não chegou a ser um fenômeno não, era uma obra ok.. tipo o que é hoje um Black Clover talvez. Mas nunca chegou a ser um One Piece, Slum Dunk, Dragon Ball, etc. Isso no Japão, como eu disse.
Só pra avisar que o filme live action de Tokyo Ghoul está disponível dublado na Vix.
Na real, a popularidade dele lá era mais com as mulheres, o que levou muitas a lerem a Jump na época. Mmuito em parte por causa de personagens mais andróginos, que é padrão de beleza lá pra elas.
Eu estou surpreso é pela posição tão alta de World Trigger nessa lista, ele está a frente até de outras séries consagradas como Berserk, Jujutsu Kaisen, My Hero Academia e Yu Yu Hakusho, sendo que o que mais via sendo comentado sobre essa série, ao menos aqui no Brasil, era sobre o quanto ela era arrastada, mesmo com um anime de 70 e poucos episódios e sendo um mangá da Jump.
Nem na pesquisa da tv que transmitia cdz no japão a franquia consegue aparecer KKKKKKKKKKKKK
O mangá é excepcional
O gosto dos japoneses é realmente bem diferente dos ocidentais.
Olha, Cdz só foi nom na época. Hj em dia dificilmente alguém vai assistir e gostar.
O mangá vendeu no Japão quase o mesmo que Haikyuu e tem bem menos volumes. E mais que Kuroko no Basket.
Os cavaleiros podem não ter sido um One Piece ou um Dragon Ball, mas é bem mais relevante que pelo menos metade dessa lista.
Mas como disse, a franquia tá muito em baixa. E como a votação foi popular, é bem comum aparecer as franquias mais populares do momento.
Mas achei estranho não parecer, sei lá, em 90º XD
Aliás, Sailor Moon, Death Note, Vagabond, Nausicaa e todas as obras do CLAMP (fora Sakura CC) ficaram de fora.
Pensei isso tbm XD
Fato!
Normal, tá muito em baixa. Na época do Ômega quando transmitia nessa mesma emissora tinha bastante audiência. Hoje, a Toei não faz nem um remake fiel ao mangá.
Algumas ausências chamam atenção: Sailor Moon, Vagabond, Akira, Saint Seiya, Nana, Death Note, Uchuu Kyoudai e 20th Century Boys.
Nana e Death Note chegaram a vender mais que One Piece no início do século, são duas obras muito populares e não conseguiram entrar no top 100.
Nanatsu no Taizai tbm ficou de fora, mas desse eu não reclamo não.
Cdz ta em baixa desde o final dos anos 80 de lá pra cá não conseguiu emplacar nada.
Achei a lista bem equilibrada, com coisas antigas e novas. Bem maneiro.
E ver que realmente o culto a Death Note é só aqui no ocidente e lá já ficou pra trás, como deve ser.
Se fosse uma lista ocidental provável que ia ter muita tranqueira.
Só fez sucesso na época, quem arrasta isso é o Kurumada.
To surpresa por Initial D não estar na lista, apenas o seu antecessor Bari Bari Legend (Bari Bari Densetsu). Gostaria que ela fosse mais popular no Ocidente, pois o OVA é maravilhoso
Vejam a posição do Bleach! Na frente de obras consagradas no Japão… mais popular que animes que estão em exibição há décadas, ininterruptamente.
E pelo que sei, não existe rumor da volta de Bleach. Algo de errado!
Olha, eu nem encano com Saint Seiya estar fora da lista mas me surpreendeu Ring ni Kakero (também do Kurumada) não ter aparecido sendo que foi o primeiro super-hit da Jump.
Sucesso duradouro CDZ não foi no Japão, mas fez sim barulho nos dois primeiros anos, foi no final dos anos 80 e pra ter noção dragon Ball ainda tá a na fase do Goku criança, CDZ na época ganhou o prêmio de melhor anime do ano mas na saga de Asgard caiu pra segundo, mas depois esfriou no Japão, mas na América Latina e Europa ainda é sucesso.
Obras do kurumada não aparecem nesses rankings.
Pesquisa sem Sailor Moon é pesquisa sem prestígio
Coisa muito estranhas acontece com Cavaleiros nós Japão por exemplo ômega ganhou mais de 90 capítulos coisa que nenhuma serie de Digimon alcançou ainda pelo menos por temporada, mas Lost Canvas foi cancelado de uma forma precosse pois não vendeu bem o anime, e algo completamente bizarro de se ver, isso já mede mais ou menos a popularidade da série, mas vende colecionável a rodo a Bandai então uma certa popularidade existe mas o senário que a série se encontra é tão bizarro que é difícil avaliar de forma concreta.
Porque quando sai alguma coisa de hunterxhunter os japas consome como se fosse água mineral, uma devoção bizarra existe em cima desse franquia
Panos os japas curtem cada coisa inexplicável não tem como entender, é iqual americano quando não dá audiência pra série boa e as bostas ganhar 15 temporadas tá ligado
Pode crê a franquia voltou aos olofortes na saga de Hades mas a troca do Studio de animação jogou o retorno meio pra baixo
O anime volta esse ano o mangá foi finalizado
Mano Sailor Moon e um bagulho tão ruim que chega a ser bizarro o tanto de gente que gosta desse trosso aqui no Brasil
Sailor Moon vai fazer 30 anos e continua sendo uma das franquias mais lucrativas da Toei Animation. Seu gosto pessoal não reflete a realidade. Recomendo que cale a boquinha. :)
Realmente
Vou falar no achismo total. De novo ACHISMO!!! Mas o q faz mais sucesso de Sailor Moon provavelmente foi a animação q é bem longa. O mangá é curtinho e direto, como o negócio é manga. Mas e so uma teoria sem fundamento.
Po cara eu n curto, mas n é só aqui n. Tanto q vai sair o filme lá no Japão e é uma franquia q sempre tem produto, sempre.
Tipo ela tem um publico cativo, mas n é algo q garanta ser um sucesso, só no maximo lançar as mesmas coisas de sempre pra quele pequeno nicho.
Lost CAnvas é bom pra caramba, fez muito sucesso no ocidente, até pq não tem pleonasmo TODA HORA.
Tu acha bizarro? eu acho que é porque gostam demais do enredo mesmo que ande muito lento devido aos hiatos.
Wtf, tu pode até ser hater de Cdz, mas dizer que está em baixa desde o final dos anos 80 é um tremendo exagero
Qual foi o ultimo sucesso de cdz? Jogos de console onde onde cdz nunca vendeu muito, santhia sho que mal consegue vender 3000 mangás por volume, episódio g que vende entorno de 8000 á 10.000 mangás por volume, prólogo do céu que foi um fracasso de bilheteria, lenda do santuário que foi salvo pela bilheteria chinesa e conseguiu se pagar, lost canvas que fracassou com anime e com as vendas de cloth da serie, jogo de psp do omega, ND vendendo 70 mil exemplares por volume.
Normal, Berserk ficou em 91° e Baki que já vendeu mais de 75 milhões de copias nem apareceu
Mas que faz sentido, eu já vi essa tese num livro que estuda cultura pop japonesa.
Como o anime e o mangá estavam se alcançando, os episódios fillers produzidos ajudaram a desenvolver melhor os personagens.
Só achei estranho a ausência de Death Note, talvez o anime tenha feito muito mais sucesso.
Rumiko Takahashi e o Deus dos mangás foram os únicos a aparecer 3x.
Cavaleiros do zodíaco vendeu 25 à 30 milhões de cópias no Japão com poucos volumes, ele foi um sucesso curto por lá mas ficou esquecido depois, mas fez barulho nos primeiros anos, e um dos jogos já chegou até a esgotar na época, mas é de fato que obra ficou apagada a partir dos anos 90
Queria ver uma lista feira por mangakas. Tá.. certo berserk tá lá no fim…
Kingdom ❤ Gintama