Nesta segunda-feira (25) foram revelados os nomeados para a 14ª edição do Manga Taisho, premiação realizada por um conjunto de livrarias japonesas. O intuito é basicamente eleger uma “revelação do ano” entre mangás que estejam em publicação ou tenham sido concluídos recentemente. Dessa forma são nomeadas apenas séries com 8 ou menos volumes encadernados.
Confira os indicados (e alguns comentários abaixo):
Oshi no Ko
Autoria: Aka Akasaka e Mengo Yokoyari
Demografia: Seinen
Revista: Weekly Young Jump (Shueisha)
Status: 2 volumes (em andamento)
Onna no Sono no Hoshi
Autoria: Yama Wayama
Demografia: Josei
Revista: Feel Young (Shodensha)
Status: 1 volume | Em andamento
Kaiju No. 8
Autoria: Naoya Matsumoto
Demografia: Shonen
Revista: Weekly Shonen Jump + (MangaPLUS, Shueisha)
Status: 1 volume | Em andamento
Karaoke Iko!
Autoria: Yama Wayama
Demografia: Seinen
Revista: Comic Bean (Enterbrain)
Status: 1 volume | Concluído
Kowloon Generic Romance
Autoria: Mayuki Jun
Demografia: Seinen
Revista: Weekly Young Jump (Shueisha)
Status: 4 volumes | Em andamento
Spy x Family
Autoria: Tatsuya Endo
Demografia: Shonen
Revista: Shonen Jump + (MangaPLUS, Shueisha)
Status: 6 volumes | Em andamento
Sousou no Frieren
Autoria: Kanehito Yamada e Tsukasa Abe
Demografia: Shonen
Revista: Weekly Shonen Sunday (Shogakukan)
Status: 3 volumes | Em andamento
Chi – Chikyuu no Undou ni Tsuite
Autoria: Uoto
Demografia: Seinen
Revista: Big Comic Spirits (Shogakukan)
Status: 2 volumes | Em andamento
Mizu wa Umi ni Mukatte Nagareru
Autoria: Rettou Tajima
Demografia: Shonen
Revista: Bessatsu Shounen Magazine (Kodansha)
Status: 3 volumes | Concluído
Metamorphose no Engawa
Autoria: Kaori Tsurutani
Demografia: Shonen
Revista: Comic Newtype (Kadokawa)
Status: 5 volumes | Concluído
Realizado anualmente desde 2008, a premiação é feita a partir de votos feitos por funcionários de livrarias japonesas. Cada um dos votantes deve escolher 5 mangás seguindo os critérios mencionados anteriormente. Apenas dois títulos (recém) concluídos figuram a lista desse ano, Karaoke Iko! e Mizu wa Umi ni Mukatte Nagareru.
Nesse edição, um total de 95 pessoas participaram da escolha, que teve 216 mangás mencionados — a partir dos quais foram nomeados apenas os 10 mais bem votados.
Observa-se que dos 10 títulos que compõem a lista 5 são shonens, 4 são seinens e apenas 1 é josei. Spy x Family e Mizu wa Umi ni Mukatte Nagareru fizeram parte dos nomeados da edição passada do Taisho, mas foram superados por Blue Period, de Tsubasa Yamaguchi, que acaba de ter uma adaptação em animê confirmada para 2021.
Embora essa não seja exatamente uma premiação de apelo popular, diria que o mangá de Tatsuya Endo é o grande favorito desse ano. Seu companheiro de Shonen Jump +, o divertido Kaiju No. 8 corre por fora, mas chama a atenção sua aparição na lista — esteve, inclusive, presente nos dois últimos rankings da Oricon com seu volume de estreia.
Aka Akasaka, autor de Kaguya-sama: Love is War aparece com seu trabalho conjunto com a mangaká Mengo Yokoyari — o seinen Oshi no Ko. Pela capa, o visual lembra muito o de Kaguya, embora a arte seja de responsabilidade de Yokoyari.
Vale mencionar ainda os dois mangás de Yama Wayama no páreo (Onna no Sono no Hoshi e Karaoke Iko!). A autora, que estreou em 2019, com Muchuu sa, Kimi ni parece vir ganhando cada vez mais destaque. No ano passado, também foi indicada ao Taisho por seu trabalho inaugural, além de ter levado um prêmio na categoria Cara nova do 23º Japan Media Arts Festival e o 24º Prêmio Cultural Osamu Tezuka, este na categoria Obra curta.
Sem dúvidas é uma artista para ficar de olho…
Fonte: Taisho Awards
Quem já venceu o Manga Taisho Awards?
O primeiro vencedor do Manga Taisho Awards foi Gaku: Minna no Yama, seinen de Shinichi Ishizuka, em 2008. No ano seguinte foi a vez de Chihayafuru ficar com o título.
De lá para cá, a premiação consagrou diversas séries que se tornariam grandes sucessos de público: Thermae Romae (2010), Sangatsu no Lion (2011), Silver Spoon (2012), Golden Kamuy (2016), Beastars (2018) são alguns exemplos.
No total, apenas 5 dos 13 vencedores do Taisho foram publicados no Brasil: Thermae Romae (JBC), Silver Spoon (JBC, a ser lançado esse ano), Golden Kamuy (Panini), Beastars (Panini) e Astra: Lost in Space (Devir).
Será que esse número aumenta nos próximos anos?
Deixe um comentário