Após anunciar os detalhes do medalhão One-Punch Man, a Panini revelou tudo sobre a nova edição de Vagabond, que marcará a 3ª passagem da série por editoras diferentes no Brasil.
O lançamento ocorre já em fevereiro, no formato 13,7 x 20 cm, com cerca de 256 páginas em offset 90g, páginas coloridas (as mesmas dos originais publicados na revista Morning, como pediu o autor), capa fosca com detalhes em verniz e orelhas. O preço será R$ 17,90, com periodicidade mensal.
A saga de Musashi tem uma história muito complicada no Brasil. Sua primeira passagem aconteceu entre os anos de 2001 e 2006. Durante esse período, a Conrad publicou a série em dois formatos: o meio tanko, que foi cancelado após 44 volumes (equivalente a 22 do original japonês), e logo em sequência relançou em edição especial, num formato muito elogiado até hoje, mas que acabou sendo cancelado no 14º volume.
Em 2014, a Nova Sampa se arriscou a assumir a série, 8 anos após o cancelamento ocorrido na velha casa. No entanto, após o lançamento de quatro volumes inéditos (15, 16, 17 e 18) e a promessa não cumprida de relançar os volumes iniciais, a falta de planejamento da editora (sobretudo na escolha do formato e do preço, além da periodicidade irregular) culminou num novo cancelamento.
Contudo, a Panini ainda acredita no sucesso de Vagabond, e parece estar se esforçando para isso: o formato idealizado parece ter ótimo custo-benefício (poderemos conferir isso melhor em um futuro review). Além disso, a italiana promete divulgar outras novidades sobre a série nas próximas semanas. Provavelmente, teremos planos de assinatura (o que também deve acontecer com One-Punch Man), mas não há ainda nenhuma confirmação oficial.
De acordo com a editora, o mangá será publicado a partir do primeiro volume, diferentemente do que fez a Nova Sampa. Detalhe curioso é que não foi mencionado nada acerca dos volumes inéditos — muitos esperavam lançamentos simultâneos, assim como aconteceu com One Piece. Provavelmente isso se deve ao fato de a editora pretender atrair novos leitores e também fazer com que os antigos colecionadores passem a comprar Vagabond desde o começo.
Vagabond é publicado na revista seinen Weekly Morning, desde 1998, e conta — até agora — com 37 volumes encadernados, estando, segundo o autor, em sua reta final.
A história, escrita e muito bem ilustrada por Takehiko Inoue, segue a trajetória de Miyamoto Musashi, fazendo uma adaptação livre do livro mundialmente conhecido escrito por Eiji Yoshikawa.
[Via Panini Mangás]