Natural de Campinas, São Paulo, João Batista Linardi (ou João Baptista Linardi — há divergências de registro do nome do meio), foi um radialista, dublador, economista e jornalista.

Iniciou a carreira no rádio no ano de 1940, quando inaugurou e também dirigiu a extinta Rádio Carlos Gomes. Passou por diversas emissoras ao longo das décadas de 1950 e 1960, como Cultura (SP), Globo (RJ), Rádio Brasil (Campinas), Rádio Cometa (SP) e Rádio Gazeta (SP).

Foi premiado pela Câmara Municipal de São Paulo com a medalha de Mérito Jornalístico, e também recebeu o Diploma de Honra das Vilas — ambos em consequência de seu trabalho com o programa Falando com Franqueza, da Rádio Cometa de São Paulo.

Na dublagem, fez carreira na AIC e esteve na Álamo em seus últimos anos de vida, sendo que nessa última marcou alguns registros de participações em animês e séries tokusatsu distribuídas pela Everest Vídeo. Sua voz pode ser escutada em pontas dos seriados O Fantástico Jaspion, Esquadrão Relâmpago Changeman e Comando Dolbuck.

Antes disso, um de seus mais célebres personagens foi na dublagem do seriado americano Viagem ao Fundo do Mar, onde dublou o Kowalski.

Faleceu em 1989.


Filmografia em dublagem de produções japonesas


Fontes consultadas: Revista Melodias, junho de 1967