O conteúdo desta página ainda está em desenvolvimento e deve ser atualizado com mais informações.
Carlos Alberto Ferreira do Amaral foi um ator, dublador e radialista brasileiro. Marcou os fãs de seriados japoneses como narrador, com sua voz aparecendo em séries como Flashman, Jiraiya e Jiban.
Nascido em Fortaleza (CE), no dia em 02 de maio de 1946, Carlos Alberto migrou com seus pais, ainda na infância, para São Paulo — onde formaria sua carreira. Após uma experiência como cantor de boates na adolescência, estudou e se formou em jornalismo, ingressando em seguida na Rádio Tupi.
Como grande parte das primeiras gerações da dublagem, a partir do rádio se encaminhou para a dublagem. Nas produções japonesas que foram um sucesso na TV brasileira na virada dos anos 1980 para os 1990, fez a sua estreia no gênero como narrador de Comando Estelar Flashman, substituindo Francisco Borges a partir do episódio 11.
Nesse meio, também exerceu a função de diretor de dublagem, com destaque para a série Metalder — O Homem Máquina, exibida pela Bandeirantes.
Em meados dos anos 1990, afastou-se dos estúdios de dublagem para se dedicar ao que era de fato a sua paixão, o rádio. Em seus últimos anos de vida, foi um dos âncoras do Jornal da Manhã, programa da Rádio Metropolitana de São José dos Campos.
Carlos Alberto Amaral faleceu em 19 de novembro de 2009, aos 63 anos, após complicações de uma gripe. Conta-se que o radialista era um “fumante inveterado”, o que possivelmente agravou o seu quadro de saúde.
Filmografia em dublagem de produções japonesas
- 1989 – Comando Estelar Flashman (série de 1986) | Narrador (a partir do ep. 11)
- 1989 – Jiraiya, O Incrível Ninja (série de 1988) | Narrador | Retsuga (eps. 3 e 5)
- 1990 – Policial de Aço Jiban (série de 1989) | Narrador
- 1990 – Metalder — O Homem Máquina (série de 1987) | Narrador | Pai de Maya | Direção de dublagem
Fontes consultadas: Falando de Dublagem