Nascido em 3 de outubro de 1964, na prefeitura de Oita, em Kyushu (Japão), Riku Sanjo (三条 陸) é um roteirista e autor de mangás, conhecido principalmente por ter escrito o quadrinho original de Dragon Quest: The Adventure of Dai — adaptado em animê pela primeira vez em 1991, sendo conhecido no Brasil como Fly – O Pequeno Guerreiro.

Durante a época da faculdade, na Universidade Meiji, Sanjo desenhava no clube de mangás, mas percebeu que trabalhar com isso exigia muita experiência. Na indústria da cultura pop, seus primeiros trabalhos foram escrevendo artigos, mas isso em breve mudaria. Em entrevista para o site Natalie, publicada em 19 de maio de 2023, o futuro autor conta que estava escrevendo um artigo para a revista Weekly Shonen Jump quando alguém lhe perguntou se ele também poderia escrever uma história. A partir daí, o futuro autor retornou para o universo do mangá, onde seguiria por décadas.

Porém, antes de seu primeiro roteiro como autor profissional de mangás, o escritor estreou no ramo dos animês. Sua carreira nessa indústria tem início em 1986, quando é responsável pelos textos do OVA de M.D. Geist, que se tornaria um grande êxito nos EUA (por aqui, foi exibido timidamente na sessão U.S. Mangá pela Rede Manchete em 1998).

imagem: capa da shonen jump com ilustração de Dragon Quest Dai

Capa de uma edição da Shonen Jump com ilustração de Dragon Quest: Dai em destaque. | Imagem: Reprodução/Shueisha

Em 1988 é publicado o seu primeiro mangá, Dekatora Oyako, ao lado do artista Masahiro Kanda, pela editora Kodansha. Após mais algumas obras menores, em 1989 a Shonen Jump publica a história Derupa! Iruiru!, trabalho feito ao lado do que seria o seu grande parceiro, Koji Inada. Juntamente com Dai Bakuhatsu!!, publicado logo em seguida, estes são os embriões para o que se tornaria Dragon Quest: The Adventure of Dai (Dragon Quest: Dai no Daibouken), série baseada na franquia de videogames e que estreou na Shonen Jump em outubro daquele mesmo ano de 1989.

The Adventure of Dai se torna uma série de animê em 1991 pelo estúdio Toei Animation. Anos mais tarde, a série é exportada para outros países, onde o protagonista Dai teve seu nome alterado, sendo conhecido em alguns lugares, incluindo o Brasil, como Fly. Por aqui, o animê foi exibido a partir de 1996 pelo SBT.

Mesmo com a série animada descontinuada, o mangá seguiu sendo um sucesso nas páginas da Jump, onde foi publicado até 1996. Ao todo foram 37 volumes encadernados, que ultrapassaram as 50 milhões de cópias vendidas. Em 2022, uma nova adaptação animada foi produzida pela Toei Animation, dessa vez adaptando a obra completa.

Sanjio trabalhou com Dragon Quest ao lado de Koji Inada mais vezes, como em 1990, com DQI Hiden Ryuo Baribari Tai, nas páginas da V-Jump, e com Bouken Ou Beet, a partir de 2002, pela Shonen Jump.

O universo tokusatsu também foi presença na carreira do autor. Em 1993 ele escreveu uma série de quadrinhos chamada Ultraman Choutoushi Densestu, baseada em uma série de gashapons de Ultraman. Em 2007 ele integra a equipe de roteiristas de Cutie Honey THE LIVE, série live-action baseada na obra de Go Nagai, sendo seu primeiro trabalho televisivo no ramo. Seu nome vem como roteirista principal em 2009, quando escreve a série Kamen Rider W, que renderia em 2017 um mangá sequencial chamado Fuuto PI — transformado em série animada em 2022 pelo estúdio Kai.

No ano de 2013, gravou seu nome também na franquia Super Sentai, sendo o roteirista principal de Zyuden Sentai Kyoryuger (série adaptada nos EUA como Power Rangers Dino Charge).


Obras como autor de mangá

Essa lista ainda está sendo completada.
  • 1988 – Dekatora Oyako (Editora Kodansha)
  • 1989 – Derupa! Iruiru! (Shonen Jump, Editora Shueisha)
  • 1989 – Dai Bakuhatsu!! (Shonen Jump, Editora Shueisha)
  • 1989 – Dragon Quest: The Adventure of Dai (Editora Shueisha no Japão; Editora JBC no Brasil — anunciado em 2021)
  • 1990 – DQI Hiden Ryuo Baribari Tai (V-Jump, Editora Shueisha)
  • 1993 – Ultraman Choutoushi Densestu (Comic Bonbon, Editora Shueisha) — sob o pseudômino Ryu Sagawa
  • 2001Dragon Quest IV Gaiden Jigoku no Meikyuu (Editora Shueisha)
  • 2002Bouken Ou Beet (Editora Shueisha)
  • 2017Fuuto PI (Editora Shogakukan)
  • 2018 ZIGA (Shonen Jump, Editora Shogakukan) — sob o pseudômino Rokuro Sano

Fontes consultadas: Natalie