Flint, o Detetive do Tempo
Flint, o Detetive do Tempo
Jikuu Tantei Genshi-Kun
Detetive Dimensional Genshi
[youtube:www.youtube.com/watch?v=7pUVvqVelaA 480 320]
Produção: Group Tac, 1998
Episódios: 43 p/ tv
Criação: Hideki Sonoda e Hiroshi Fukutomi
Exibição no Japão: ? (01/10/1998-24/06/1999)
Exibição no Brasil: Fox Kids – Globo
Distribuição: Saban International
Última Atualização: 20/11/2007
Todo mundo sabe que a indústria contemporânea de animes vive mais da reciclagem de boas ideias do passado que da criação de séries inovadoras. Tem-se a impressão que todas as boas ideias para roteiro de animes, mangás e até tokusatsus, já foram utilizadas ao longo das décadas de 60, 70 e 80.
O que temos da década de 90 e agora nesses primeiros anos do século XXI são animes na sua grande maioria comerciais e de valor criativo quase nulo. Talvez isso que faça um certo velhinho, que está sempre divulgando que vai se aposentar mas nunca o faz, dizer que o anime “morreu”. Se morreu ou não, a verdade é que Flint – O Detetive do Tempo (Jikuu Tantei Genshi-kun no original) ajuda a matar aos pouquinhos o brilho dos bons…
Pokémon + Dragon Ball = uma coisa sem sal
É isso (mais ou menos) que Hiroshi Fukotomi e Hideki Sonada fizeram quando resolveram lançar esse anime bem tosco. Voltado exclusivamente para o público infantil (não deve haver um adulto normal que consiga gostar disso aqui!), Flint foi lançado em 1998 pra faturar em cima da molecada que não pensava em outra coisa que não fosse monstrinhos com visual carismático (bizarros às vezes). Se fez sucesso? Seguramente não. Mas deve ter vendido muitas bugigangas. Aliás, as pelúcias das criaturazinhas feiosas que Flint capturava eram as que mais entulhavam aquelas “máquinas de garra” (que você nunca consegue pegar nada!) na época… Por que será hein?
A animação é das piores. Produzida pela Group Tac com uns trocados da caixinha de Natal de alguém, a produção se mistura com efeitos de computação paupérrimos que enfeiam ao invés de deixar mais bonitinho o produto final. E os personagens? Apáticos e com um visual completamente… Horroroso! Nunca vi um anime tão mal desenhado na vida… Talvez, a única coisa que consiga chegar perto em termos de “anime mais mal feito” seja um tal de Dinozaurs que passou na Fox Kids daqui. Shinzo é uma obra de arte perto desses dois…
Credo… Só tô esculhambando o anime. Deve Ter algo de bom… Ahn… Pô, o pior é que não tem mesmo! É só um anime oportunista criado por causa da onda Pokémon. Ah… A premissa da história até que não é de tooooda ruim. Mas como a coisa saiu…
Do passado para o futuro!
No século XXV, os irmãos Sara e Tony (Sora e Tokyo no Japão) encontram estranhos fósseis e levam para seu tio cientista examinar. O Dr. Goodman (urgh… Que nomezin infeliz os gringos deram pro cara!) consegue ressuscitar o pequeno Flint (Genshi) e seu mascote Getalong (Lovelove no Japão), mas o pai do garoto das cavernas esfomeado (que nem o Goku criança ¬¬) não volta ao normal. Então, o Dr. dá um jeito na situação, transformando o pai de Flint em uma machadinha – com um usual laser desfossilizador na ponta – que pensa e fala! (e como fala…). Bem louco né? Até que podia render um anime de comédia bem nonsense. Mas tinham que querer imitar Pokémon!
Flint se integra à Polícia do Tempo e passa a agir como detetive atrás da bandida da história, Petra Fina (uma clone das mais descaradas da Jesse de Pokémon). Aliás, Petra tem culpa no cartório pela transformação do garoto e seu pai em fósseis… Petra Fina e seus ajudantes (os feiosos Dino e Mite) tem que reunir bichinhos feinhos para o grande “Senhor Obscuro” e, com seu detector, faz viagens através do tempo para pegar os pokémons transgênicos da história…
Flint, seu pai machadinha, Tony, Sara e o pterodáctilo mecânico Pterry (que é o mascote das crianças… E tão feinho quanto o I.R da Corrector Yui) ficam indo atrás de Petra para salvar os bichinhos de suas garras e impedir que ela mude o curso da história também. O Senhor Obscuro foi responsável pela destruição da Terra do Tempo, e por causa disso os bichinhos feinhos do tempo se espalharam por diversas eras. Reunindo todos, ele poderá recriar o curso da história como bem entender.
No decorrer das aventuras surge ainda um carinha chamado Merlock Holmes, que também é um detetive do tempo. O cara é azul (!) e se veste com roupas bem boiolísticas. Ele acaba dando uma força pra Flint e os demais… Os vilões também ganham a ajuda (?) de um samurai bem esquisitoide que trabalha pro Senhor Obscuro.
Conseguirá Flint impedir que o Senhor Obscuro consiga seu objetivo? E afinal de contas, quem é esse Sr. Obscuro? Talvez você até pudesse descobrir se o anime ainda passasse no Disney XD (ex-Fox Kids). Como é uma série pequena – só 43 episódios – o anime foi exaustivamente reprisado pelo canal e em diversos horários (às vezes até 4 vezes por dia!). Só que ninguém tinha muita paciência pra assistí-lo, e poucos devem tê-lo visto do princípio ao fim. Acreditem… Era insuportável.
Flint no Brasil (mas antes, nos EUA)
O anime desembarcou no Brasil em 2001 e foi exibido até meados de 2003. Antes porém, a série fez um pit-stop nos EUA onde sofreu adaptações. Os nomes dos personagens foram as maiores vítimas – fora as aberturas, encerramentos, trilha de fundo… A história até que ficou similar à original, mas a abertura ficou uma coisa constrangedora. A versão brasileira da série não foi de todo ruim, mas nem isso salvou o anime de ser a bomba que foi (às vezes uma boa dublagem pode ajudar um anime fraco a se tornar assistível). Flint chegou a ter uns episódios exibidos ocultamente na Globo, mas nada que chamasse muita atenção.
O anime é uma prova fossilizada da decadência atual dos animes modernos. Existem muitos outros similares a ele, no que se refere à qualidade, e infelizmente a Fox Kids nos apresentou muitos. Flint, pode até ter alguns fãs (o dublador do garotinho o defende bastante…) mas todos devem estar escondidos por aê, para não serem apedrejados. Quem sabe não se fossilizaram? Hehehehe…
Checklist Episódios
01. Rocha Do Hammerhead!
02. Jitterbug
03. Eldora
04 Talen
05. Mosbee
06. Coconaut
07. Bubblegum
08. Lince
09. Artie
10. Vá Getalong
11. Batterball
12. Bindi
13. Senhorita Iknow Faz uma Chamada De Casa
14. O Cardians
15. Plumella
16. 4Asa
17. Bindi-mestre
18. Moah
19. Elekin
20. Músculos
21. Rochoso Em Amor
22. Talen
23. Entre O Unicórnio
24. Mosbee
25. Raldo
26. Coconaut
27. Leafy
28. Bubblegum
29. Monge
30. Nightcap
31. Musey
32. Mudança
33. Justo Como Um Bug
34. Dipper
35. Uglinator
36. Knuckle
37. Doron
38. Sombra
39. Aterrisse Do Temido
40. Mestre De Jogo
41. O Resgate
42. Tempo De Escuridão
43. Natal Do Caveman