Samurai Warriors
[div coluna1]Samurai Warriors
Yoroiden Samurai Troopers (A Lenda das Armaduras da Tropa de Samurais)
Produção: Sunrise, 1988
Episódios: 39 p/ tv
Criação: Hajime Hyadate
Exibição no Japão: Tv Nagoya (30/04/1988-04/03/1989)
Exibição no Brasil: Manchete
Distribuição: Suntoy
Disponível em: VHS
Última Atualização: 21/06/2007
Por Larc Yasha
Animes que surgem no rastro do sucesso de outros é bastante comum no Japão. Todos são lançados com intenção puramente comercial (leia: vender parafernálias), mas algumas vezes, a cópia oportunista e despretensiosa consegue superar o “original” no qual inspirou-se. E por incrível que pareça, Yoroiden Samurai Troopers – no Brasil, Samurai Warriors – conseguiu atingir uma popularidade ainda maior que Saint Seiya em vários países, incluindo em sua terra de origem.
Para tentar entender a razão de tal sucesso, precisamos parar pra pensar nas coisas que Os Cavaleiros do Zodíaco não tiveram em sua saga sanguinolenta em prol da paz no mundo e da proteção da deusa Atena… Se você é um bom reparador, deve ter notado que em “fichas pessoais” dos cavaleiros de bronze suas idades giram ao redor dos 14/15 anos de idade. Agora, reflitam um instante…: Seiya, Shiryu, Ikki, Hyoga e Shun parecem ter a idade que dizem? Não falo da aparência física, mas de comportamento mesmo! Adivinharam o segredo do sucesso dos cinco garotos samurais?
Juventude! Sim… Pode parecer patético, mas Ryo (Hector no Brasil) e seus amigos são jovens e agem como tais. Tá legal que eles tem seus momentos “heróicos épicos”, mas mesmo assim são mais “normais” que os santos de bronze da Saori. E nada de mãe enterrada no fundo do mar gelado ou treinamento na Ilha que parece o inferno… A carga dramática da série é bem mais leve e isso agrada mais o público. Existe uma tendência do público gostar mais dos animes, cujos personagens possam ser mais identificáveis com seu próprio jeito de ser. Qual o protagonista menos chato dos animes? Seiya ou Shurato? Um é cegamente dedicado à sua missão. Já o outro tem uma responsabilidade gigantesca em suas costas, mas não perde seu jeito de ser… Julgue você mesmo! O fato é que em idos de 1988, os japas curtiam muito mais a turma dos Troopers que os “santos” da Saori.
O número de produtos lançados com a marca da série é impressionante. Isso porquê o público alvo era duplo: garotos e garotas se amarravam na série, diferente de Saint Seiya, cujo público predominante era o masculino. A trilha sonora da série chegou a figurar entre as 10 mais executadas nas rádios e a venda de cd’s foi imensa… Sabe-se lá o porquê, garotas japas tem uma estranha tara de ver personagens de anime se relacionando de forma meio gay – ou melhor, YAOI – uns com os outros. Como a série não teve um mangá oficial lançado (isso mesmo! Não teve mangá e depois anime. Prova de que a coisa toda foi projetada pra bater de frente com Saint Seiya), toneladas de fanzines desenhados por fãs entupiram as livrarias. Alguns possuem uma qualidade esplêndida e são raríssimos de se encontrar. Mas a grande maioria tinha um traço mediano e mostrava histórinhas contando o relacionamento dos rapazes de forma bem… Ahn… Gay ^^’.
História picotada
A versão de Samurai Troopers que chegou ao Brasil fez um pit-stop nos EUA, onde foi completamente alterada. Os americanos, não contentes em alterar nomes de personagens e mexer na trilha sonora, resolveram encurtar explicações muito “complexas” e resumir fatos importantes na trama. Para tentar explicar alguns fatos da série, um resuminho é necessário:
Há 1000 anos, o guerreiro Arago (Scorpio no Brasil) tentou dominar o mundo usando as forças da escuridão, mas foi derrotado e expurgado para o mundo inferior pelo guerreiro com a armadura do sol Hariel e a deusa Amaterasu.
Passados 600 anos, durante a guerra civil japonesa, os portões do mundo inferior surgem em nosso tempo, e Arago tenta mais uma vez tomar nosso mundo para si. Mas dessa vez, ele é derrotado pelo poder do monge guerreiro Kaos, que o prende em sua dimensão outra vez. Entretanto, a couraça negra do vilão ficou em nosso mundo, e preocupado com o fato disso ser um meio pelo qual Arago pudesse retornar, Kaos decide derretê-la e forjar novas armaduras.
São forjadas então nove armaduras samurais. Cada uma delas está ligada à uma virtude da natureza humana e também ao código Bushidou dos samurais. Tais armaduras são espalhadas pelo mundo e alguns homens as encontram e tomam posse para si, por seus espíritos regerem a virtude da qual a armadura está ligada e também seguirem os preceitos do código de conduta de um guerreiro samurai.
Mas como o espírito do homem é fraco, e a virtude da alma pode ser corrompida, Arago aos poucos foi conseguindo seduzir 4 portadores das armaduras místicas criadas por Kaos, e mantendo-os sobre sua custódia, criou os 4 cavaleiros negros da sua Dinastia do Mal.
As 5 restantes são encontradas por jovens bastante espirituosos, que recebem orientação de Kaos sobre a missão que logo viriam à encarar por serem os donos das armaduras. São eles: Ryo Sanada (Hector) cuja virtude é a bondande (esse é o significado do Kanji que brilha em sua testa… No Brasil bondade virou virtude @_@) e veste a armadura do fogo; Shin Mouri (Jorge O_o’) cuja virtude é a confiança e a armadura é a da água; Shu Lai Fang (Tristan) que veste a armadura da terra e tem como virtude a justiça; Toma Hashiba (Tomy) que veste a armadura do céu e possui como virtude a sabedoria, e Seiji Date (César) que tem como virtude a cortesia e a armadura da luz.
Já deu pra notar o samba-do-crioulo-doido dos nomes que fizeram na versão brasileira né? Só pra deixar a coisa ainda mais bisonha, os nomes de toureiros dos personagens são provenientes da versão espanhola da série. Enquanto as matrizes com os episódios vinham da Terra do Tio Sam, os bonecos da série eram importados diretos da Espanha e a pedido da Suntoy, a Gota Trágica teve que alterar os nomes pra molecada comprar os bonecos com o nome certo do personagem.
A série em si
O anime se desenrola de maneira bem rápida e ágil. O professor Yagyu (Professor Koji no Brasil – Yagyu é o nome de um importante clã da época da guerra civil japonesa, mais um dos muuuitos detalhezinhos suprimidos na versão americana) prevê que o retorno de Arago à nosso mundo não tardará muito, em vista que a humanidade se encontra em um período frágil e tomada de sentimentos negativos do homem.
Enquanto uma multidão se distrai nas ruas de Tokyo, devido a um garoto estar passeando com um tigre branco tranqüilamente, uma gigantesca sombra negra esconde a luz do sol. Começam a surgir do nada, guerreiros trajando armaduras que causam pânico na metrópole. No meio dessa confusão, o garotinho Jun (Yuli) se perde dos seus pais e a garota Natsy (Myia) – neta do professor – sabe muito bem do que se trata tudo aquilo, tal como o garoto do tigre branco: Arago e sua Dinastia estão de volta.
Ryo (o garoto do tigre, que se chama Byauken, ou Fogo Branco na versão brasileira) não pensa duas vezes e começa a lutar contra os samurais zumbis de Arago. Logo, chegam os demais Samurai Troopers na pedaço. Arago envia seu mais poderoso “general”, Shuten (Demon), para dar cabo e testar a força dos guerreiros, e acaba por notar que os garotos não sabem trabalhar muito bem em equipe. Arago separa os 5 e ordena que cada um de seus ‘cavaleiros’ os mate.
Natsy – cujo avô bateu as botas no museu, atacado por um dos samurais zumbis de Arago – sai na companhia do fedelho Jun e de Byauken para reunir os Samurai Troopers. Claro, lógico e evidente que isso ocorre, e quando os 5 estão juntos outra vez, começam a se preocupar em como entrar no castelo de Arago.
Sozinhos, não são capazes de fazê-lo e apenas o sacrifício do monge Kaos é capaz de criar uma ponte de luz que leva os meninos até o castelo do vilão. Lá, Arago vai reintegrando seu corpo físico (ele se manifestava como uma cabeça fantasma gigante) absorvendo as armaduras e espíritos dos Samurais. Ryo luta com todas suas forças para impedir que Arago tome sua armadura, e quando tudo parecia perdido seus amigos fundem seus poderes na armadura do fogo, tornando-a branca. O poder sem limites da nova armadura de Ryo derruba o Arago e o castelo e tudo volta ao normal…
Estavam programados inicialmente, apenas 20 episódios, mas o anime se tornou uma coqueluche da noite para o dia, incentivando a Sunrise a dar continuidade na saga dos samurais.
Na “2ª parte” da série, depois de Ryo e seus amigos enfrentarem vilões menores –todos interessados na misteriosa armadura branca do Sol (que virou do Inferno na versão brasileira o_O) – o palco das batalhas se torna a dimensão das Trevas de Arago. Ryo obtêm novas katanas (as espadas do fervor) e Byakuen/Fogo Branco ganha uma armadura a la Gato Guerreiro do He-man.
Surge também a misteriosa Kayura (Kayra) que bate muito nos heróis e também nos vilões(!). A mina tem uma origem misteriosa: na verdade ela é a reencarnação da deusa do Amaterasu, e foi seqüestrada do clã dos monges há 400 anos, na última investida de Arago na Terra. O bizarro é que ela não envelheceu nadica de nada :P. Mantida sob seu controle, através de um amuleto, Kayura é uma poderosa guerreira que desperta a inveja dos cavaleiros das trevas.
Cavaleiros das Trevas estes, desfalcados. Antes de morrer, Kaos conseguiu abrir um pouco os olhos de Shuten (Demon) que livrou-se da influência maligna de Arago. Na 2ª fase da série, Shuten regressa como sucessor do Monge e dá uma ajuda aos Samurai Troopers sempre que preciso.
Na dimensão das trevas de Arago, tem início um plano definitivo para o imperador da dinastia dominar nosso mundo. Com a ajuda de Badamon – líder dos espíritos inferiores – são erguidas torres que formam um grande altar para unificar as duas dimensões (a nossa e a de Arago). Essas torres têm como “base” cada uma das nove armaduras samurais. Shuten, Natsy e Jun (Demon, Miya e Yuli) partem para a dimensão das trevas carregando a “jóia da vida” – que tem o poder de aniquilar a energia obscura da Dinastia.
Shuten (Demon) descobre que Kayura é a deusa Amaterasu, tal como a última descendente do clã dos monges. Possuída por Badamon, Kayura trava uma batalha mortal com Shuten (bastante emocionante, diga-se de passagem) e finalmente é libertada do domínio de Arago. Todos os samurais (Troopers e os Cavaleiros negros) são capturados e presos nas torres. Têm início um misterioso eclipse na Terra que marca o começo da cerimônia maligna de Arago. Jun/Yuli e Fogo Branco partem com a jóia da vida para a uma das torres e conseguem quebrar, numa reação em cadeia, o poder que prendia os samurais. Os 8 guerreiros juntamente com Kayura – vestindo a armadura de Shuten/Demon – se levantam contra Arago
.
Arago usa como último recurso, uma torre cheia de energia negativa acumulada e consegue vir ao nosso mundo. Os 5 samurais vêm para Terra e começam a batalha final…
Depois da mesma; Kayura; Nazaa (Fanton); Rajura (Diávolo) e Anubis (Cronos) rumam em direção ao Sol, de onde zelarão pela paz na Terra e cuidarão das armaduras místicas dos garotos. As pétalas de cerejeira caem do céu e a turma se diverte jogando baseball com a jóia da vida (!).
Os Especiais Inéditos
Tal como Saint Seiya, Shurato, Sailor Moon, Yu Yu hakusho e trocentos outros animes de sucesso, Samurai Troopers ganharam aventuras especiais lançadas no mercado de vídeo. Foram lançados 3 OVAs com a turma da série: Gaiden; Kikoutei Densetsu e Message. Como esses OVAs jamais deverão pintar em terreno brasileiro, vamos falar brevemente deles.
O primeiro OVA, Gaiden, foi lançado em 1989 e é dividido em 2 partes. São como se fossem dois episódios extras da série de tevê e a história é bem bobinha. Seiji (César) vai para Nova York a pedido de um professor desvendar manuscritos aparentemente relacionados com seu clã e a armadura da luz. Só que ele desaparece misteriosamente e seus amigos vão todos caçá-lo pela cidade. Eles se deparam então com a armadura da luz perambulando pela cidade e causando destruição. Só que ela está vazia! Os Troopers precisam desvendar esse mistério e encontrar o paradeiro de seu amigo. O desfecho da história é meio broxante, mas quem é fã deve ter adorado. O mais engraçado é ver que os americanos no filme tem a mesma cara de qualquer japonês e falam somente palavras como “Oh!” e “Yeah” e “Nooo”. Uma coisa legal nesse Ova é ver que os garotos se divertindo e curtindo a viagem.
Lançado em 1990, Kikoutei Desentsu (A Lenda da Armadura) tem 4 partes e dessa vez os 5 garotos junto de Yuli e Miya vão para África (gostam de viajar né?) e lá encontram com o misterioso Mukara. As armaduras dos samurais são “possuídas” e obrigam os moleques a cair no pau contra elas. Tal fenômeno estranho está ligado a existência de uma armadura negra que é idêntica à armadura do Sol de Ryo/Hector. Depois de diversos acontecimentos (estranhamente mais focados em Shin/Jorge), Ryo e Mukara caem na porrada com suas armaduras supremas. A batalha entre ambos é bem empolgante o final é um tanto trágico – pra ambas as partes. Bem legal. =)
Concluindo a carreira “extra-tv” dos Samurais, temos o OVA de 5 partes Message (Mensagem). Passado no Japão feudal, o roteiro dá a impressão de estar contando a história de antigos guerreiros que lutaram contra Arago/Scorpio a 1000 anos. A vilã desse OVA é uma imperatriz que é cara e focinho da Natsy/Miya e a coisa mais legal é ver os 5 samurais vestindo armaduras bastante diferentes da série de tevê. Esse nem nós assistimos, como deu pra notar pelo resumeco pobre :P.
Samurai Trooopers no Brasil e no Mundo
Falar que Samurai Troopers é uma obra original, é o mesmo que dizer que Pokémon não foi feito pra vender brinquedo. A Sunrise caprichou na animação, e criou um roteiro simples e sem tantos furos (Mas eles estão lá! Não dá, por exemplo, pra dizer se Hariel e o monge Kaos são as mesma pessoa). O anime fora do Japão fez mais sucesso que Cavaleiros em todos os países no qual foi exibido ANTES dos mesmos. Na França (onde CDZ foi um sucesso monstruoso) a série ganhou o nome besta de “Os 5 Samurais” e a mesma embaralhada de nomes e “virtudes” que rolou por aqui, também foi feita por lá. Aliás… Em todos os países onde os Samurai Troopers foram exibidos, toda adaptação teve uma kagada nessa parte.
Seguramente, se no Brasil a série tivesse sido exibida antes de CdZ, o público também a adoraria. Nos EUA o anime foi exibido em 1995 e rebatizado de Ronin Warriors. A desculpa para o novo título por parte da DIC, foi para que as crianças não confundissem o nome Samurai Troppers com os seriados VR Troopers (uma bizarrice da Saban no moldes de Power Rangers, que reciclou Metalder e Spielvan) e Super Human Samurai Syber Squad (outro toku mutilado pelos americanos, que chegou a passar na Manchete e CNT). Criança americana é tão tapada a ponto de confundir dois live actions com um desenho?
O sucesso dos tais Ronin Warriors foi bem forte e por conta disso, lançaram todos os episódios (só tem 39) em Dvd. Mas como 1º mundo é outra coisa, resolveram lançar a série original (!) também, sem cortes ou alterações na história. Os Ova’s da série também saíram dessa forma.
A série chegou ao Brasil por intermédio da Suntoy em 1996 e estreou na Tv Manchete. Com o único intuito de faturar $$$ com a venda dos bonequinhos da série (bem bacanas por sinal. E saiu na versão “pra pobre” – que custava uns R$15,00 – e na versão “de rico” – que era uns 50 pau!) a empresa solicitou junto à Gota Trágica que dublasse a série de forma bem curiosa: todos os samurais deveriam ser chamados de cavaleiros (!) e os personagens tinham que ter as vozes dos Cavaleiros do Zodíaco (@_@).
Com relação às vozes, apenas Hermes Baroli (Seiya) e Élcio Sodré (Shiryu) fizeram personagens principais (os equivalentes ao Seiya e ao Shiryu no anime – Hector e César). A dublagem não ficou ruim. O texto é que era uma m*rda! Os personagens não tinham golpes. Tudo eram gritos de poder (PODER DO FOGOOOOO!!!! POOOODER DA LUUUUUZ!!!) e ainda metiam umas palavras como “Dao Shin” ou “Dao Inoshi” que aparentemente não possuem qualquer significado. Outro detalhezin: Kaos perdeu o nome @_@. Ele era simplesmente chamado de “Monge”.
Como já dito, os nomes foram alterados para ficarem de acordo com os nomes da versão espanhola do anime, pois os brinquedinhos lançados eram importados de lá. Aliás, você pode achar brinquedinhos piratoxes grotescos até hoje nos camelôs. Mas a coisa mais tosca era sem dúvidas a abertura: os americanos fizeram um clip narrado colando fragmentos de episódios e trechos da abertura original ao som de uma musiquinha piegas. No Brasil, nem se deram ao trabalho de substituir o logo Ronin Warriors (que aparecia grandão) na abertura e “eye caths” pelo logo Samurai Warriors. E isso porquê o nome da série é Samurai Troopers x_x. A Sato Company lançou os 4 primeiros episódios em duas fitas de vídeo e parou por aí.
Samurai Troopers infelizmente ficou renegado à cópia fajuta de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil. E na verdade não passa disso mesmo: uma cópia, mas fajuta não é mesmo! Um dia talvez o anime volte… Poderiam trazer a versão original, mas sai mais barato pegar a versão bomba dos gringos.
Samurai Troopers (ou Samurai Warriors se preferir) é o exemplo de como os americanos e sua mania de querer passar a impressão de que “eles que fizeram o anime” (os créditos de encerramento que o digam) esculhambam com uma ótima série de forma a torná-la nada mais que um desenho animado qualquer. Se eles não ligam pra isso…
Checklist Episódios
01 A terra da sombra
02 A glória de Demon
03 O inicio da busca 1
04 O inicio da busca 2
05 A prisão de César
06 O contra ataque
07 Rompendo o rochedo
08 Amigo ou inimigo?
09 Hector nas alturas
10 Nos mares do céu
11 Ataque á dinastia
12 Na escuridão
13 O destino da armadura samurai
14 A armadura da vida
15 A batalha do Monge
16 A batalha no castelo de Scorpio
17 A lenda da armadura
18 Scorpio vencedor
19 Hector luta contra seu destino
20 Samurais contra Sarambo
21 A super armadura de Hector
22 O desafio mortal do lorde Espadachim Lutador
23 O sacrificio de Fogo Branco
24 Sol Maligno: o embaixador do mal
25 O irmão gêmeo de Jorge da Água
26 A armadura deve ser destruida
27 Combate na areia
28 Lady Kaira e o mundo das trevas
29 Demon ressuscita
30 Scorpio ataca novamente
31 A lenda da armadura branca
32 Estratégias do mundo das trevas
33 Em busca do tesouro secreto
34 O desafio de Tomy
35 O retorno dos Samurai Warriors
36 Truques baratos
37 A armadura de Demon ressuscita
38 A dama do mal vê a luz
39 A vitória dos Samurais
[/div][div coluna2]
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=y_DbSJcm9EM 255 214]
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=qKIpzkoAqC0 255 214]
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=SWL1ND55www 255 214]
[/div]